Morre o narrador Silvio Luiz, criador de históricos bordões, aos 89 anos
Locutor sofreu um AVC durante transmissão da final do último Paulistão
Uma das vozes mais marcantes da história do rádio e da TV brasileira se calou. O narrador Silvio Luiz, conhecido por sua rouquidão e profusão de bordões que atravessaram épocas, morreu nesta quinta-feira (16 de maio), aos 89 anos, em São Paulo.
O dono do “acerte o seu aí, que eu arredondo o meu aqui”, “está valendo” e tantas outras frases marcantes teve um AVC (acidente vascular cerebral), no domingo, 7 de abril, na final do Paulistão, que teve a vitória do Palmeiras sobre o Santos.
O narrador da Record TV, que fazia a transmissão online para o canal R7, foi tirado do ar com a ajuda da produção e da equipe de primeiros socorros e levado ao hospital Oswaldo Cruz, na região central de São Paulo. Ele ficou internado desde a final do Paulistão até 30 de abril. Depois, em 8 de maio, foi internado novamente até a confirmação de seu falecimento.
Num espaço de menos de 24 horas, o futebol brasileiro perdeu três duas vozes mais divertidas: além de Silvio Luiz, morreram Antero Greco e Apolinho.
Na primeira internação, fez exames e depois foi encaminhado para a UTI, onde passou a se alimentar por sonda e respirar com ajuda mecânica. A informação foi divulgada ao grande público pelo também narrador Cleber Machado, no SBT, que dedicou a transmissão de uma partida da Champions League ao colega. A Record TV não havia divulgado nota do ocorrido apesar da imagem vazada ao vivo.
Nascido em São Paulo, descendente de espanhóis, Silvio deixa a mulher Márcia, intérprete de “Eu e a Brisa” e “Ronda”, e três filhos.
A CARREIRA
Silvio morreu fazendo o que mais gostava. Logo na entrevista de “apresentação na antiga-nova casa”, em 2022, o narrador reforçou a sua paixão pelo microfone. “A Record tem um tamanho tão grande na minha vida que já nem sei [o que significa essa volta].”
Quatro décadas antes, na Copa do Mundo de 1982, o narrador teve um de seus momentos mais marcantes na empresa em que já havia atuado em todas as funções, de ator a diretor. Como forma de retaliação à exclusividade da Globo, propagandas em jornais e revistas da época sugeriam que se abaixasse o volume da TV e aumentasse o do rádio para ouvir a voz de Silvio Luiz.
A estratégia deu certo e PLACAR registrou a vitória de um personagem por vezes grosseiro e, ao mesmo tempo, muito carismático. “Sílvio Luís [então registrado com acento e “s”] consegue em São Paulo, nas transmissões de jogos pela TV Record, uma proeza que parecia impossível: enfrentar a poderosa Rede Globo de Televisão.”
“Portanto, fica claro que a Globo não está perdendo para a Record, mas, sim, para o seu narrador. Um narrador que foge completamente aos ‘padrões globais’ de bom gosto, objetividade e seriedade. Nos jogos da Seleção, como o da semana passada, xinga o juiz de ladrão, goza a falta de habilidade dos adversários, implica com o flamenguista Tita. Nos jogos normais, agride seu comentarista e até mesmo goza seu amigo e rival Luciano do Valle, imitando-lhe a formalidade na descrição dos lances”, relatava PLACAR.
Já consolidado no cenário esportivo, na TV e no rádio, o antigo árbitro, formado na Federação Paulista de Futebol, ex-locutor de telenovelas, na metade do século, Silvio era um dos destaques do Grupo Bandeirantes, na equipe de Luciano do Valle, entre as décadas de 1980 e 90. No SBT, depois no BandSports, na Rede TV, liderou transmissões e programas esportivos.
Em uma nova era nas transmissões, o inventor de “pelas barbas do profeta”, “pelo amor dos meus filhinhos”, “o que é que eu vou dizer lá em casa” emprestou a sua voz marcante para narrações de jogos de videogame e até de GPS. As novas mídias o aproximaram do público jovem, que também passou a repetir tantas frases irreverentes da carreira do profissional que nunca gritou “gol”, já que o telespectador estaria em tese olhando para a TV.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
PREVENÇÃOSaúde intensifica vacinação contra HPV passando a abranger adolescentes de 15 a 19 anos
A inclusão desta faixa etária é excepcional e válida somente para os próximos três meses
17/03/2025 14h50 -
REFORÇOPrudentópolis, Laranjeiras e Pitanga recebem novas ambulâncias do Samu; veja lista completa
Os veículos foram adquiridos com recursos do Novo PAC, do Governo Federal, com investimento de R$ 43,1 milhões
17/03/2025 14h10 -
LEVANTAMENTOEstado inicia pesquisa inédita sobre perfil socioeconômico dos paranaenses
Até o fim do segundo semestre, as informações compiladas estarão disponíveis no site do Ipardes
17/03/2025 13h40 -
NA ESTRADAObras na Serra da Esperança, em Guarapuava, deixam trânsito lento a partir desta segunda (17)
Os trabalhos serão executados pela empresa Neovia, com previsão inicial de até 15 dias
17/03/2025 12h50 -
ELEIÇÕES 2026Cidadania aprova fim da federação com PSDB
Com a separação, ambos os partidos já discutem arranjos com outros parceiros
17/03/2025 12h02 -
EXEMPLOApós aulas de Robótica, alunos de escola indígena de Nova Laranjeiras encontram solução sustentável com bambu
O projeto canaliza a água através do bambu, aquecendo-a com energia solar, enquanto um sistema de filtragem
17/03/2025 11h22