Marcelo Canellas abre evento que comemora os 20 anos dos cursos de Comunicação Social da Unicentr

Palestra será realizada na segunda (28)

23/11/2022 12H04

Implantados no ano de 2002, os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unicentro celebram em 2022, 20 anos de criação. De maneira simbólica, o Departamento de Comunicação Social (Decs)  organizou uma comemoração especial para os participantes. Serão três semanas de atividades.

O evento começa na próxima segunda feira (28 de novembro), com a presença do jornalista Marcelo Canellas, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, às 19h30. O evento terá entrada franca, porém as vagas são limitadas aos 316 lugares do teatro.

O jornalista gaúcho falará sobre o Jornalismo e Direitos Humanos, tema marcado em suas reportagens desde o início de sua carreira. 

A temática da palestra compactua com a importância dos cursos de Comunicação Social tanto para a cidade guarapuavana, quanto para a formação de profissionais capacitados no mercado que atuam em diferentes partes do mundo. 

"Os cursos primam pela formação de intelectuais críticos, com percepção humanística e com qualificação técnica para atuar em um mercado competitivo e diversificado, onde devem estar sempre atentos à sua responsabilidade em atuar em prol da transformação e inclusão social, da educação para a cidadania e do respeito à diversidade", ressalta a professora e vice-chefe do Decs, Elisa Ferreira Leonardi.

QUEM É MARCELO CANELLAS

Nascido em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, Marcelo Pasqualoto Canellas formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Iniciou sua carreira profissional como repórter policial, no jornal A Razão.

Um de seus trabalhos mais famosos  é a  série de matérias com temáticas sociais em defesa dos direitos humanos realizada na década de 1990. No conteúdo, o jornalista tratou, por exemplo, da exploração sexual de menores no Acre e do trabalho infantil no Nordeste.  

O jornalista recebeu  três vezes o Prêmio Nuevo Periodismo, oferecido pela Fundação Nuevo Periodismo Ibero-americano (FNPI) em parceria com a empresa mexicana Cemex. Em 2002, foi premiado pela série inspirada no livro Geografia da Fome. Em 2005, sua reportagem sobre o Cerrado, exibida no Jornal Nacional, foi a vencedora na categoria Telejornalismo. Três anos depois, a série Terra do Meio: Brasil invisível, exibida no Bom dia Brasil, ganhou na categoria Sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO

Para mais informações sobre a programação do evento, fique atento ao site www3.unicentro.br/colmeia. 

SERVIÇO

- Abertura oficial 20 anos dos cursos de Comunicação Social da Unicentro

- Data: 28 de novembro de 2022

- Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak

- Horário: 19h30

- Entrada gratuita

Deixe seu comentário:

Veja Mais