Maior queima de fogos da história do Litoral ilumina a Ponte de Guaratuba
Cerca de dois milhões de pessoas passaram o réveillon nas praias paranaenses

Com a Ponte de Guaratuba como cenário, a virada para 2026 foi marcada pela maior queima de fogos da história do Litoral do Paraná. O show pirotécnico, um grande espetáculo de luzes e som, teve duração de aproximadamente 15 minutos e iluminou a obra emblemática, que é um marco para a região e será inaugurada em abril deste ano.
Coordenado pela Secretaria do Turismo (Setu) com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), os fogos foram posicionados diretamente sobre a estrutura da ponte, com autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e do consórcio responsável pela obra, obedecendo especificidades técnicas que não comprometeram a estrutura.
A apresentação contou com um enredo próprio, utilizando diferentes tipos de efeitos ao longo da queima, que representaram momentos históricos e símbolos do Paraná, emocionando moradores e turistas que lotaram as praias para acompanhar a virada do ano.
De acordo com a Polícia Militar, mais de dois milhões de pessoas passaram o réveillon no litoral paranaense. Além de Guaratuba, também aconteceram apresentações simultâneas em Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Na cidade, também houve a tradicional queima de fogos na orla central de Guaratuba a partir do Morro do Cristo. Foram 18 pontos de shows pirotécnicos espalhados por todo o Litoral.
Todos os espetáculos seguiram rigorosamente a legislação estadual, com empresas credenciadas, fiscalização e fogos adequados a cada local. Os artefatos pirotécnicos utilizados são de alto padrão, com fogos de baixo estampido, em conformidade com a legislação estadual e dos municípios, o que garante o conforto de crianças, idosos, pessoas com hipersensibilidade auditiva e animais domésticos.
OBRA EMBLEMÁTICA
As obras da Ponte de Guaratuba alcançaram 85% de execução até o começo de dezembro. Com 1.240 metros de extensão e investimento superior a R$ 400 milhões, a estrutura tem previsão de conclusão em abril de 2026 e vai substituir definitivamente a travessia por ferry-boat, garantindo mais mobilidade, segurança e integração ao Litoral do Paraná.
Além de melhorar o deslocamento entre Guaratuba e Matinhos, a ponte contará com quatro faixas de tráfego, ciclovia, calçadas e iluminação viária, o que faz desta uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Estado e um novo marco para o desenvolvimento turístico e econômico da região.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
LUTOÓbitos de hoje (sexta 2) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
02/01/2026 06h15 -
EM ALTAGoverno do Paraná arrecada mais de R$ 14 milhões com leilões de veículos em 2025
Os leilões aconteceram ao longo do ano
01/01/2026 17h00 -
IRREGULARESBancos excluem chaves Pix de 9 milhões de brasileiros com CPF irregular na Receita
A ação faz parte de determinação do Banco Central para reforçar a segurança do sistema financeiro nacional contra fraudes
01/01/2026 15h23 -
TRADIÇÃOFesta da Padroeira 2026 vai movimentar Guarapuava com programação religiosa, cultural e esportiva
Tradicional festa ocorre entre os dias 17 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026
01/01/2026 14h17 -
DE VOLTA PRA CASAPrimeiro desembarque do Ganhando o Mundo em 2026 marca retorno de alunos do Reino Unido
54 alunos da rede pública estadual retornam ao Paraná após cursarem um semestre letivo no Reino Unido, como parte da edição 2025 do programa
01/01/2026 13h23 -
CLIMA Janeiro terá muita chuva e calor dentro da média, afirma Simepar
O ano começa com volumes de chuva e temperaturas dentro da média histórica, com as clássicas tempestades de verão nos períodos de maior aquecimento
01/01/2026 12h50


