LUTO: A cada 4 dias, 5 profissionais da Saúde morrem na luta contra a Covid-19

* Por Janaína Naumann

14/03/2021 16H05

* Por Janaína Naumann

Sim, antes que alguém que precisa desesperadamente de um cargo político ou defender o “salário” do mês, eu digo: VOU FALAR O ÓBVIO, mas precisa ser levado a sério.

Vivemos o pior momento da pandemia, desde a sua chegada ao Brasil ainda em 2020.

A situação somente não está pior porque os profissionais da Saúde estão, literalmente, dando suas vidas na defesa da vida dos brasileiros.

Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou ou dados sobre a letalidade da doença entre os profissionais da Saúde. De acordo com o levantamento, um profissional da Saúde morre a cada 19 horas, o que representa cinco mortes a cada quatro dias no país.

Os profissionais da Saúde seguem todos os protocolos de prevenção, mas, em alguns casos, é inevitável o contágio. Estamos perdendo pessoas que estão dando suas vidas pela nossa, e nós, estamos fazendo nossa parte?

Há alguns dias, citei num artigo a importância de se seguir as determinações de prevenção contra o coronavírus. Identifiquei vários ataques, vindo de pessoas que deveriam ajudar a explicar a importância da prevenção dessas determinações.

Mas, ao invés de ajudar a explicar e alertar a população, preferiram dizer que eu estava falando o “óbvio”, mas não vimos nenhuma ação dessas pessoas para auxiliar na disseminação das informações sobre o “óbvio”.

A luta contra o coronavírus não é uma disputa política, e nem na busca de culpados. É uma soma de esforços, que pode salvar centenas de milhares de vidas.

Como profissional do setor da Saúde, tenho que alertar sobre o alto índice de mortes de profissionais que defendem a vida dos brasileiros.

Quem aglomera ou ignora as medias de prevenção, não está apenas colocando a sua vida em risco, está colocando a vida de familiares e dos profissionais que estão exaustivamente trabalhando para salvar as vidas. Mas, em muitos casos, são esses profissionais que acabam morrendo, porque alguém não entendeu a gravidade da situação e continua promovendo aglomerações, aumentando o contágio no País.

Aos profissionais da Saúde deixo meu reconhecimento e respeito, pois somos nós que vamos ser a ferramenta que vai salvar milhões de vidas.

Aos que dizem que “isto é óbvio”, por favor, esqueça da necessidade de se agarrar ao seu cargo e mirar questões políticas futuras e faça o “óbvio” você também. Incessantemente explique a importância de se seguir as determinações de prevenção ao coronavírus, e não faça postagens pequenas, sem fundamento, para atingir quem quer o bem comum.

E a toda a população peço que ajudem a salvar vidas, mantenha o distanciamento social, use máscara e álcool em gel.

Juntos, vamos sair todos mais fortes desse momento, mas sem discursos, e sim com ações práticas!

 

 

 

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais