O Paraná será contemplado em 2025 com um valor recorde do principal fundo da Educação do Governo Federal. O Estado vai receber mais de R$ 530 milhões do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O repasse recorde é resultado, entre outros fatores, da liderança conquistada pelo Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O bom desempenho na avaliação consolidou novamente o Paraná como referência em qualidade educacional, garantindo o maior repasse do VAAR entre os estados, conforme divulgado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo do VAAR é premiar e incentivar boas práticas e resultados de aprendizado.
No Paraná, 221 municípios atenderam em 2024 as condicionalidades de melhora de gestão estabelecidas pela Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), estabelecidas pela Lei Nº 14.113, de 25 de Dezembro de 2020. Entre os principais requisitos a serem cumpridos pelas redes escolares para o acesso ao recurso estão o fortalecimento da gestão democrática e e alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no caso da rede estadual de ensino.
Além disso, as redes precisam cumprir condicionalidades que dizem respeito à frequência estudantil; redução de desigualdades e avanços nos indicadores de atendimento e de aprendizagem, definidos e calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A comprovação do cumprimento das metas é feita anualmente pelos gestores educacionais dos estados e municípios, seguindo as regras de prestação de contas e comprovando que os recursos foram aplicados de acordo com os critérios estabelecidos pela legislação do Fundeb, garantindo a transparência e eficiência no uso do VAAR.
"Nos últimos três anos, o Paraná apresentou melhorias significativas nos indicadores educacionais, destacando-se pelo aumento no atendimento à educação básica, nas taxas de aprovação e no desempenho dos alunos em avaliações nacionais. Esses resultados consolidaram, pela segunda vez consecutiva, a liderança da rede estadual de ensino no Ideb, garantindo ao Estado o maior repasse do VAAR entre os estados beneficiados nesta edição", enfatiza o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda.
O valor do VAAR será distribuído e repassado diretamente aos municípios que deverão utilizá-los exclusivamente em ações voltadas para a educação básica. Isso inclui, por exemplo, valorização de profissionais da educação, melhorias na infraestrutura escolar, implementação de programas e projetos educacionais, entre outros. A lista completa com o descritivo das 221 cidades e respectivos valores a serem repassados, pode ser consultada AQUI
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
UTILIDADE PÚBLICANesta quinta (16) vai faltar água em Guarapuava; veja onde
A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 17h
15/01/2025 17h00 -
BORA NADAR?Tia Miriam Natação já está de volta! Bora nadar na melhor escola de natação da região
Que tal praticar natação, o esporte mais completo?
15/01/2025 16h32 -
LIBERADONovos prefeitos podem obter Certidão Liberatória do Tribunal de Contas mesmo com pendências
Essa medida está disponível somente para novos prefeitos, ou seja, exceto para casos de reeleição
15/01/2025 16h06 -
SEM COBRANÇAGoverno estuda medidas criminais contra fake news sobre fiscalização de transações por Pix
O Governo envolveu a AGU para tomar previdências judiciais contra propagadores de informações falsas sobre o tema
15/01/2025 15h21 -
EM ALTARegião de Guarapuava registra 4.180 admissões em novembro, segundo Caged
Guarapuava foi a cidade que mais contratou com 2.447 admissões no período
15/01/2025 14h50 -
ALERTA Prefeitura de Guarapuava reforça a importância da limpeza de terrenos para evitar multas e combater a dengue
Multas podem chegar a R$ 800 para donos de terrenos sem manutenção adequada
15/01/2025 14h10