Licenciamento 2023: Por que pagar?

Pagar o licenciamento, além de garantir o direito à livre circulação em vias públicas, evita uma série de dores de cabeça e possíveis prejuízos financeiros

28/03/2023 09H14

(crédito: divulgação)

O licenciamento é o procedimento para renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), e tem por função assegurar que o veículo se encontra apto para transitar em vias públicas. O licenciamento é obrigatório e deve ser realizado anualmente por todo proprietário de veículo.

Para que o proprietário receba o licenciamento 2023, é necessário recolher a TRLAV (Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo).

Após a criação do documento digital, o e-CRLV, o documento passou a ser emitido automaticamente após o recolhimento da taxa, e pode ser consultado através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, já que não há mais a emissão do documento em papel oficial. Caso o proprietário prefira, pode também realizar a impressão comum do documento digital.

É importante lembrar que o e-CRLV continua sendo um documento de porte obrigatório, sendo assim, o proprietário deve portar a versão digital, seja acessando o aplicativo ou abrindo o arquivo baixado. Além disso, também pode portar o documento digital impresso em folha comum.

Você já parou pra pensar na importância de manter o licenciamento em dia?

Em primeiro lugar, e mais óbvio, por sem um imposto, o licenciamento é obrigatório para qualquer veículo. Mas, além disso, existem outras implicações:

- Licenciamento atrasado pode gerar apreensão do veículo: não pagar o licenciamento pode resultar na apreensão do veículo, caso o mesmo seja flagrado circulando em vias públicas.

- Pode gerar multa e perda de pontos na habilitação: além da apreensão, caso o veículo seja flagrado circulando com o licenciamento atrasado, o agente de trânsito penalizará também o condutor com multa e perda de pontos. A infração é considerada gravíssima, sendo que a multa tem o valor de R$293,47 e o condutor perde 7 pontos na habilitação.

- Prejuízo financeiro: caso o veículo seja apreendido, além do prejuízo financeiro com o pagamento da multa, terão outros custos. Para recuperar o veículo, após a regularização do licenciamento, o proprietário deverá pagar as diárias em que o veículo permanecer guardado em pátio, bem como o custo de remoção com guincho.

- Veículo com licenciamento atrasado não tem cobertura do seguro: Já imaginou pagar o seguro do veículo o ano todo, se envolver em um acidente e não poder acionar a cobertura? É isso que acontece com veículos com o licenciamento atrasado. Nesses casos, a seguradora tem a prerrogativa de negar a cobertura uma vez que o veículo está em descumprimento com o que regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

 

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais