Lei garante licença remunerada para pós-graduação de professores da rede pública
A matéria foi aprovada pelo Senado em 16 de junho, sendo em seguida enviada à sanção da Presidência da República, que aconteceu nesta semana

Os professores da educação básica da rede pública têm o direito de utilizar a licença remunerada para fazer cursos de qualificação, cursos de pós-graduação (como especialização, mestrado e doutorado) ou pesquisas na área da educação.
Embora tal prerrogativa já existisse, a Lei 15.462, de 2026, publicada nessa quinta-feira (9 de julho de 2026) no Diário Oficial da União, garante esse direito de forma explícita.
A nova lei teve origem em um projeto — o PL 96/2024 — do deputado federal Idilvan Alencar (PSB-CE).
SENADO
Após ser aprovado na Câmara dos Deputados, no final do ano passado, o projeto foi encaminhado ao Senado, onde recebeu parecer favorável da relatora da matéria, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
Durante a análise da proposta, ela lembrou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) já garantia a esses professores o direito ao aperfeiçoamento profissional com licença remunerada. O problema, ressaltou Dorinha, é que a LDB não explicitava quais atividades poderiam ser classificadas como aquelas de aperfeiçoamento profissional. "Essa lacuna pode gerar interpretações restritivas por parte dos sistemas de ensino, especialmente no que se refere ao reconhecimento de atividades de pós-graduação e de pesquisa como atividades integrantes do aperfeiçoamento profissional", afirmou a senadora em 9 de junho.
Foi por essa razão que o projeto tinha o objetivo de alterar a LDB: para especificar quais são tais atividades.
A matéria foi aprovada pelo Senado em 16 de junho, sendo em seguida enviada à sanção da Presidência da República, que aconteceu nesta semana.
LDB ALTERADA
Com a nova lei, a LDB passa a determinar, em seu artigo 67, que:
"Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: (...) aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim, compreendendo, entre outras atividades, cursos de qualificação, cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu e período para realização de pesquisa na área da educação".
(Fonte: Agência Senado)
Veja Mais
-
AGILIZARINSS fará mutirão de perícia médica neste fim de semana
Segurados que já aguardavam foram convocados por mensagem no celular
10/07/2026 14h10 -
NO MOTORGuarapuava recebe encontro internacional de motociclistas e fortalece turismo
Ao longo do fim de semana, as atividades seguem no Centro de Eventos Cidade dos Lagos (FECIN), que receberá a programação principal do encontro
10/07/2026 12h50 -
TRAMITANDOIComissão aprova redução de IPVA para veículos acidentados recuperáveis
O projeto continua em análise na Câmara dos Deputados
10/07/2026 12h02 -
NA SORTE!Quatro apostas em Guarapuava cravam a quadra na Mega dessa quinta (9); prêmio principal saiu para um sortudo
Próximo sorteio ocorre neste sábado (11)
10/07/2026 11h23 -
ELEIÇÕES 2026Sandro Alex e Alexandre Curi iniciam agenda política em Guarapuava nesta sexta (10)
Pré-candidatos ao Governo do Paraná e ao Senado defendem continuidade da gestão estadual e percorrem cidades do Centro-Oeste e Oeste do Estado
10/07/2026 10h45 -
APOIOServiço-Escola de Psicologia da Unicentro abre inscrições para grupo de apoio a usuários de álcool e outras drogas
O projeto oferece atendimento psicológico gratuito e tem início previsto para 18 de agosto
10/07/2026 10h10



