Laboratório Municipal de Guarapuava recebe kits de testes rápidos de Covid-19

Prioridade é para os profissionais da Saúde

04/04/2020 07H32

Desde essa sexta feira (03 de abril), Guarapuava conta com mais agilidade e inovação no diagnóstico do vírus Covid-19. O Laboratório Municipal poderá constatar a doença por meio de testes rápidos gratuitos. “É um teste rápido, funcional e que dá certo”, afirmou o secretário de Saúde, Celso Goes.

Os testes rápidos podem apresentar resultado no mesmo dia da coleta e se diferenciam do diagnóstico do Lacen, que é transportado para Curitiba, porque os exames de lá apresentam resultados de todos os vírus possíveis desta época do ano. “Os testes rápidos que faremos aqui são avaliados pela coleta de amostras de sangue e apresentam a presença do anticorpos do anti – Covid-19 após algumas horas. Em situações de grande volume de coletas, o resultado pode sair no dia seguinte. O tempo de exposição ao vírus para aparecimento dos sintomas ou do contato com uma pessoa infectada com a doença é de sete dias. Outro diferencial é que avaliação também mostra se a pessoa é imune ao vírus”, explicou o bioquímico e responsável pelo Laboratório Municipal, Marco Horst.

PRIORIDADE AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Neste primeiro momento, a aplicação será exclusiva aos profissionais da saúde do município. “Vamos priorizar agora as equipes das 33 UBS (Unidades Básicas de Saúde), unidades de Pronto Atendimento e, também, os profissionais dos dois hospitais do município que trabalham com casos suspeitos”, explicou o secretário de Saúde, Celso Goes.

A prioridade para os exames aos profissionais da Secretaria de Saúde buscam evitar o desfalque nas equipes que cuidam da saúde e bem estar dos guarapuavanos. “Em vários lugares do mundo houve perda de mão de obra dos funcionários da saúde por contaminação. Nesses casos, o profissional é afastado por 14 dias, no mínimo, causando uma redução no atendimento à população. Não queremos que isso aconteça aqui e, por isso, estamos atuando de forma preventiva”, finalizou.

Deixe seu comentário:

Veja Mais