Itaipu é reconhecida Empresa Amiga da Criança pela Fundação Abrinq

Binacional desenvolve trabalho voltado para público infantojuvenil interno e externo

09/07/2024 13H16

A Itaipu acaba de conquistar o certificado Empresa Amiga da Criança 2024, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O prêmio é um reconhecimento às ações realizadas para este público ao longo de 2023.

 Com trabalho voltado tanto para o público interno, no caso os integrantes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), quanto externamente, a Binacional promove várias iniciativas com instituições parceiras para proteger e desenvolver crianças e adolescentes, especialmente em situação de vulnerabilidade social.

Em 2023 essas iniciativas beneficiaram diretamente cerca de 200 adolescentes e outros mil indiretamente, por meio da promoção da rede de proteção socioassistencial municipal de Foz do Iguaçu.

Para conquistar a premiação, a área de Responsabilidade Social precisou relatar as ações voltadas para o público infantojuvenil e os resultados alcançados, ambos validados pela Abrinq. A Fundação considera a Itaipu protagonista em relação à proteção da infância e da adolescência.

“Diante das informações prestadas, analisamos que a empresa cumpriu os compromissos assumidos junto ao programa na execução de ações que beneficiaram crianças e adolescentes. Por este motivo, está sendo reconhecida como uma Empresa Amiga da Criança em 2024”, diz o comunicado da fundação.

Ao aderir ao programa, continua o comunicado, a empresa “assumiu diversos compromissos, entre eles, destacam-se a proibição da contratação de mão de obra infantil, o monitoramento da cadeia de produção, a promoção da conscientização e o combate ao trabalho infantil, juntamente com a realização de iniciativas sociais em benefício da infância e da adolescência”.

Esses compromissos foram estabelecidos com o objetivo essencial de defender os direitos e promover o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, enquanto também visam aprimorar a qualificação da empresa em termos de responsabilidade social corporativa.

O apoio da Fundação garante suporte, assessoramento nas temáticas de monitoramento da cadeia produtiva, aprendizagem, ações sociais, investimento social privado (ações diretas e leis de incentivo), voluntariado corporativo, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Ambiental, Social e Governança (ESG, na sigla em inglês).

PIIT

Na plataforma da Abrinq, a Itaipu destacou o trabalho com os integrantes do PIIT. “O programa interno de inclusão social é pautado na ética do cuidado e concretizado por meio de ações educativas. Essas ações promovem o convívio com a diferença e a aprendizagem como experiência relacional e participativa, que produz sentido para o adolescente, pois contempla sua subjetividade.”

Em 2023, o programa teve como foco três eixos de atuação, que compreenderam ações nas áreas da saúde mental e física, como acompanhamento psicoterapêutico e médico, educação em sexualidade, desenvolvimento socioprofissional (de habilidades socioemocionais com base em orientação profissional, coral, teatro, produção audiovisual) e ações para o fortalecimento e promoção da rede de proteção do município de Foz do Iguaçu e Região (Aprendiz Poesia, GT Aprendizagem, Semana da Aprendizagem).

 Essas iniciativas tiveram o apoio de uma equipe multiprofissional nas áreas da psicologia, sociologia e assistência social, além de parceria com a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, entidade sem fins lucrativos. A intenção foi criar melhores condições para garantir inclusão social e autonomia dos adolescentes.

PÚBLICO EXTERNO

Em 2023, a Itaipu manteve onze convênios que permitiram atividades nas áreas de esporte, educação e cultura a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

As instituições conveniadas são todas sem fins lucrativos e dão capilaridade ao programa. Elas estão distribuídas por todo o Estado do Paraná e região Sul do Mato Grosso do Sul. A soma desses convênios totalizou cerca de 4.700 atendimentos mensais no ano passado e o total de investimentos chegou a R$ 9.012.800,00

Deixe seu comentário: