Inventário com 70 atrações turísticas de Guarapuava é entregue em evento gastronômico

Ao longo de 18 meses, o projeto mapeou 70 locais – atrativos, recursos, eventos programados e serviços turísticos

11/07/2024 07H03

Um Inventário da Oferta Turística da Rota da Cevada e do Malte foi entregue na última sexta-feira (5 de julho), no evento Guarapuava Gastronômica. O projeto foi desenvolvido por alunos e professores do Programa de Educação Tutorial (PET) Geografia e do Departamento de Turismo de Irati.

O inventário consiste em um mapeamento das características do município que podem ser utilizadas com fins de turismo, levando em conta oportunidades e ameaças na atividade. “O inventário teve por objetivo identificar, caracterizar e mapear os atrativos, recursos e serviços de apoio turístico da Rota da Cevada e do Malte, em Guarapuava”, explica o professor do Departamento de Geografia de Guarapuava, Mario Zasso Marin.

Ao longo de 18 meses, o projeto mapeou 70 locais – atrativos, recursos, eventos programados e serviços turísticos. “A partir do inventário será possível sinalizar a rota e buscar nos órgãos oficiais de turismo recursos para melhorias dessa rota”, acrescenta o professor. 

Por meio do estudo, compartilha o professor, foi possível identificar possibilidades que podem ser implementadas no futuro. “Melhoria das vias de acesso, acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em todos os atrativos, bem como nos serviços de apoio (alimentação e hospedagem); viabilizar a Indicação Geográfica de procedência para produtos ligados à Rota Turística, em especial a cerveja artesanal, e cadastrar todos os empreendimentos da Rota Turística no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur)”, completa. 

A demanda pelo inventário tem o intuito de fortalecer o turismo em Guarapuava – município que é considerado a capital paranaense da cevada e do malte desde 2017, e é responsável por 18,80% da produção nacional e 27,20% da produção estadual desses insumos. 

(Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado)

Deixe seu comentário:

Veja Mais