Instituto Água e Terra está com inscrições abertas para programas de voluntariado: veja como participar!

Órgão ambiental oferece duas linhas de atuação: o Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná (VOU) e o Voluntariado para Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (CRIA)

17/08/2026 15H23

O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), está com vagas abertas para duas linhas de programas de voluntariado: o Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná (VOU) e o Voluntariado para Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (CRIA). Todas as informações estão disponibilizadas AQUI.

O VOU busca aproximar a população das Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. Entre as atividades estão o atendimento ao visitante; manutenção de trilhas e instalações; projetos de educação ambiental e pesquisa; auxílio nos trabalhos administrativos; identificação e combate a incêndios; recuperação de áreas degradadas; e auxílio na implementação de projetos de manejo, entre outros.

Entre os benefícios oferecidos pelo IAT estão alojamento, alimentação e transporte, certificado de participação, além de seguro de vida e acidentes durante a permanência do voluntário na UC.

O cadastro pode ser feito neste link. Para mais informações: (41) 2117-1403.

CRIA 

A outra linha de atuação do órgão ambiental – a do programa de voluntariado para cuidados e reabilitação intensiva de animais silvestres – busca unir educação ambiental, preservação da fauna nativa e capacitação profissional, com foco na devolução de cuidar de animais silvestres, após tratamento, à natureza.

No programa, o voluntário recebe o animal em casa e executa os cuidados necessários sob supervisão da equipe técnica do IAT até que ele possa ter uma destinação adequada, seja o retorno ao habitat de origem ou o encaminhamento a um criadouro parceiro do Instituto. Entre os benefícios estão curso gratuito de cuidados com a fauna silvestre e certificado.

Para se inscrever, é necessário concluir o curso gratuito de capacitação para cuidados básicos com a fauna silvestre, disponível na Escola de Gestão do Governo do Paraná e formalizar o termo de adesão. Também é preciso estar com a vacinação em dia, imunizado contra a febre amarela e o tétano. A inscrição está disponível neste link.


Veja Mais