IAT regulamenta licenciamento ambiental para atividades agrícolas de baixo impacto poluidor
É necessário, contudo, que atendam a algumas exigências estabelecidas pelo Instituto Água e Terra

O Instituto Água e Terra (IAT) publicou nesta semana uma nova regulamentação que classifica alguns tipos de empreendimentos agrícolas como inexigíveis de licenciamento ambiental no Paraná. Entre os itens da Instrução Normativa IAT Nº 01/2026, está uma lista de 27 tipos de atividades agropecuárias de insignificante potencial poluidor e degradador do meio ambiente, que passam agora a ser isentas da necessidade do processo licenciatório. Os responsáveis por essas atividades podem agora solicitar ao órgão ambiental a Declaração de Inexigibilidade de Licença Ambiental (DILA), caso exista a necessidade comprovar a categorização.
Para entrar nessa classificação, os empreendimentos devem atender a um conjunto de exigências. Elas incluem não necessitar de acompanhamento de aspectos de controle ambiental pelo Instituto; não estar localizada em uma área ambientalmente frágil ou protegida; e não necessitar da supressão de vegetação nativa. Além disso, devem ser respeitadas condições estabelecidas pelas legislações municipais vigentes.
Entre as atividades englobadas destacam-se benfeitorias e equipamentos necessários ao manejo da apicultura fixa e migratória; cultivo de flores e plantas ornamentais; aquisição de equipamentos e instalações de estrutura de apoio para plantio em ambiente protegido (casas de vegetação/estufas); aquisição de máquinas, motores, reversores, guinchos, sistemas de refrigeração e armazenagem de pescado; implantação de viveiros de mudas florestais; adequação do solo para o plantio; e pecuária extensiva, exceto bovinocultura.
Segundo a diretora de Licenciamento e Outorga do IAT, Ivonete Coelho da Silva Chaves, essa classificação de inexigibilidade de licenciamento vem para agilizar o processo para os agricultores. Como são atividades de baixo impacto ambiental, eles não precisam passar pelo processo licenciatório simplificado ou trifásico, que é aplicado em empreendimentos com médio e alto potencial poluidor. “Também não existe a obrigatoriedade da emissão da DILA, que pode ser solicitada apenas se for requisitada para o proprietário por um órgão que exige uma comprovação da inexigibilidade, como um banco por exemplo”, explica.
LICENCIAMENTO
O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo emitido pelo IAT que autoriza a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ADMINISTRAÇÃOParceiro da Escola: Definidas empresas responsáveis pela administração de 13 colégios estaduais: VEJA A LISTA!
Elas serão responsáveis por serviços na infraestrutura, serviços administrativos e a gestão de terceirizados da limpeza e segurança
17/01/2026 11h23 -
OLHO NA DATA Prefeitura de Guarapuava convoca estagiários aprovados em processo seletivo simplificado
Candidatos aprovados devem realizar cadastro e envio de documentação até o dia 22 de janeiro, conforme orientações do edital
17/01/2026 10h50 -
LUTA CONTRA O CORONAVÍRUSHá 5 anos, Brasil aplicava primeiras doses de vacina contra a covid-19
Em poucos meses de imunização, número de mortes pela doença despencou
17/01/2026 10h07 -
VERÃO MAIOREm duas semanas, mais de 1 milhão de pessoas assistem aos shows do Verão Maior Paraná
É apenas o segundo final de semana de atrações da edição 2026 do Verão Maior Paraná, mas a quantidade de pessoas já bateu toda a temporada de 2024
17/01/2026 09h38 -
ALERTAPrevenção: Saúde alerta para cuidados com aranhas no verão
Com mais de 28 mil registros no último triênio, Estado reforça atenção devido às altas temperaturas
17/01/2026 09h09 -
NOVA ESTRUTURANova base de atendimento ao usuário na BR 277, em Guarapuava, é ativada neste sábado (17)
Novas bases fortalecem a resposta a emergências, ampliam a presença territorial e reforçam o compromisso com a segurança viária
17/01/2026 08h35



