Hospital Regional de Ivaiporã realiza primeira captação múltipla de órgãos para transplante
Procedimento possibilitou a doação de rins e córneas. Quatro pessoas serão beneficiadas

O Hospital Regional de Ivaiporã (HRIV), unidade pertencente à Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), realizou a primeira captação múltipla de órgãos e tecidos para transplantes. Esse foi o primeiro protocolo de morte encefálica na unidade, situada no Vale do Ivaí. O procedimento aconteceu na madrugada de sexta-feira (31 de outubro de 2025).
A captação foi possível com o auxílio e o comprometimento da equipe multiprofissional do hospital e o apoio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), da Macro Norte de Londrina. A OPO pertence à Central Estadual de Transplantes, da Sesa.
“A ação só foi possível com o empenho das equipes envolvidas, que são qualificadas e dedicadas, conduzindo cada etapa com ética, sensibilidade e profundo respeito por todos os envolvidos”, enfatizou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
A realização do procedimento possibilitou a doação de rins e córneas. Somente após o gesto de generosidade da família de uma paciente de 45 anos é que foi iniciado o processo de captação. A autorização familiar, indispensável para esse tipo de procedimento, foi concedida após a confirmação da morte encefálica, determinada conforme os protocolos previstos em lei. Quatro pessoas serão beneficiadas.
"Médicos, enfermeiros e equipes assistenciais não mediram esforços para que tudo fosse realizado dentro de todos os prazos e protocolos", afirmou o secretário.
PROCESSO DE CAPTAÇÃO
Após todas as etapas do diagnóstico e a confirmação da morte encefálica, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) faz o acolhimento e a entrevista com a família. Neste caso do Hospital de Ivaiporã, essa etapa de acolhimento e entrevista ocorreu com o apoio da OPO de Londrina.
Diante da dor da perda, as famílias são acolhidas por uma equipe multidisciplinar do hospital, composta por profissionais médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, equipe de enfermagem e de outros setores essenciais. Esse apoio é fundamental para que o processo de doação se concretize de forma respeitosa e transparente.
Para Ana Angélica Deniz, enfermeira coordenadora da UTI do Hospital Regional de Ivaiporã, essa primeira captação foi um marco, uma experiência única. “O que a gente viveu essa noite, com toda a nossa equipe envolvida, todos os profissionais da assistência, foi único. Só temos a agradecer porque é resultado do trabalho de toda uma equipe”, disse. “Agradecer especialmente à família porque, mesmo em meio ao luto, pode trazer a esperança para tantas pessoas que estão aguardando numa fila de espera”.
DOAÇÕES
Em 2015, o Paraná ocupava a quinta posição no ranking da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Nos anos de 2023 e 2024, o Estado foi líder em doação, com 42,5 e 42,3 doações por milhão de população (pmp). De acordo com dados parciais de 2025, emitidos pela ABTO, de janeiro a junho, o Paraná ocupa a segunda colocação entre os estados brasileiros com o maior volume de doação de órgãos (37.9 pmp), ficando atrás somente de Santa Catarina, com 42.4 doações pmp.
Segundo a Central Estadual de Transplante, de janeiro a setembro deste ano, o Estado registrou 352 doações efetivas com 514 órgãos transplantados, sendo 22 corações, 189 fígados, 294 rins e, ainda, transplantes duplos com 6 pancreas/rim e 3 fígados/rim. Além disso, foram realizados no mesmo período 808 transplantes de córneas.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRÂNSITOAcidente em Guarapuava deixa um ferido: motorista sem CNH causa colisão no Bonsucesso
Ferido foi socorrido pelo SAMU e veículo estava com licenciamento irregular; Polícia lavrou termo por infração ao Código de Trânsito
02/11/2025 06h35 -
LUTOCentral de Triagem informa os óbitos ocorridos até este domingo (2), em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
02/11/2025 06h30 -
ALERTASimepar e Defesa Civil alertam para tempestade no Paraná no fim de semana
A chuva virá acompanhada de raios e há a possibilidade de precipitação de granizo localizada nessas regiões, além de rajadas de vento ocasionais entre 50 km/h e 70 km/h
01/11/2025 18h15 -
REFORÇOSEMANA COM REFORÇO: Missão Paraná III leva forças de segurança para as regiões de Guarapuava e Ponta Grossa
A ação começa na segunda (3) e segue até a sexta-feira (7)
01/11/2025 17h00 -
TRANSFERIDOCaritas Socialis transfere o Dia da Família e Encontro de Gerações para dezembro em Guarapuava
A decisão foi tomada por motivos de programação e logística
01/11/2025 16h08 -
CONQUISTA E PROFISSIONALISMOGuarapuava conquista dois prêmios no Prêmio Estadual de Microcrédito e reforça protagonismo no desenvolvimento econômico do Paraná
Município ficou entre os três melhores do estado e garantiu o 2º lugar na categoria até 200 mil habitantes
01/11/2025 14h50



