Guarapuava tem uma morte registrada por gripe
No Paraná, são 83 óbitos este ano

Guarapuava tem uma morte confirmada por gripe (Influenza A – H1N1). Os dados constam no “Boletim da Gripe”, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nessa quarta feira (17 de julho). Ainda de acordo com o relatório, o município possui outros cinco casos da doença confirmados. Os dados compreendem o período de janeiro até o dia de julho deste ano.
A morte registrada em Guarapuava aparece no Boletim divulgado no dia 10 de julho, e não há informações sobre a vítima.
NO PARANÁ
O informe sobre a situação da gripe no Paraná divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta confirma 83 óbitos no Estado em função do vírus. O boletim que é atualizado semanalmente desde janeiro apresentava na publicação anterior 77 mortes por Influenza.
Os seis novos óbitos apontados no boletim desta semana foram registrados nos seguintes municípios: em Ponta Grossa duas mulheres, uma de 72 anos e outra de 67 anos; em Foz do Iguaçu, uma mulher de 88 anos; em Curitiba, uma mulher de 80 anos; em Porecatu, uma mulher de 85 anos, e em São José dos Pinhais, um homem de 80 anos. As mortes ocorreram entre 26 de junho e 9 de julho, período em que começaram a ocorrer as temperaturas mais baixas no Estado.
O boletim totaliza 415 casos confirmados de Influenza no Paraná. Na semana anterior eram 374 casos. As 22 Regionais de Saúde do estado apresentam casos da doença.
“Entre os casos e óbitos confirmados para a Influenza, podemos notar que a idade é um fator de risco”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Paraná, Acácia Nasr. “No caso dos idosos, o sistema imunológico pode apresentar debilidades e, no caso das crianças, está em formação”.
CUIDADOS
A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. A transmissão do vírus acontece por via respiratória, pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar.
A secretaria estadual ressalta no boletim os principais cuidados que devem ser tomados para diminuir o risco de contaminação – a frequente higienização das mãos, manter os ambientes bem ventilados, cobrir o nariz e a boca com a dobra do braço ao tossir ou espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
A médica destaca que os sintomas da Influenza são febre alta, que surge de forma repentina associada à tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores articulares, calafrios e falta de ar. “E diante da permanência deste quadro orientamos a busca por atendimento médico. O início do tratamento nas primeiras 48 horas evita complicações. A rede pública de saúde tem à disposição o antiviral com Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu). O medicamento é fornecido gratuitamente pelas unidades de saúde mediante apresentação da prescrição médica”, disse a médica.
Veja Mais
-
NO AQUECIMENTO!Guarapuava terá Caminhada do Outubro Rosa no dia 17 de outubro
A participação na caminhada é gratuita, aberta ao público em geral e não necessita de inscrições para participar
10/10/2026 17h00 -
PROFISSIONALJudiciário atende pedido do MPPR em ação civil e determina que Município componha equipe técnica da Casa Lar com um assistente social
A liminar concede prazo de 30 dias para o cumprimento da decisão, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil
10/10/2026 16h10 -
SAÚDEParaná organiza atendimento a pessoas com obesidade e registra 9.287 cirurgias bariátricas desde 2022
A UBS é a porta de entrada do tratamento. Nela, as equipes avaliam o estado nutricional, investigam doenças associadas e identificam hábitos e fatores que influenciam o ganho de peso
10/10/2026 15h23 -
ALERTA!Dia das Crianças: Energisa alerta para riscos de acidentes com crianças no manuseio de pipas, celulares e tomadas
A curiosidade natural da infância, somada à falta de percepção dos perigos, torna as crianças mais vulneráveis a situações de risco envolvendo a eletricidade
10/10/2026 14h50 -
ABRE E FECHAFeriado de Nossa Senhora Aparecida: comércio de rua de Guarapuava estará fechado na segunda (12)
Funcionamento do setor é determinado conforme a Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027
10/10/2026 14h10 -
HOMENAGEMGuarapuava tem dois médicos na lista de homenageados por 50 anos de profissão no Paraná: VEJA QUEM SÃO!
Relação divulgada pelo Bem Paraná reúne 310 profissionais que completam meio século de carreira em 2026; dois médicos ligados a Guarapuava estão entre os nomes que receberão reconhecimento do CRM-PR
10/10/2026 13h23



