Guarapuava tem uma morte registrada por gripe
No Paraná, são 83 óbitos este ano

Guarapuava tem uma morte confirmada por gripe (Influenza A – H1N1). Os dados constam no “Boletim da Gripe”, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nessa quarta feira (17 de julho). Ainda de acordo com o relatório, o município possui outros cinco casos da doença confirmados. Os dados compreendem o período de janeiro até o dia de julho deste ano.
A morte registrada em Guarapuava aparece no Boletim divulgado no dia 10 de julho, e não há informações sobre a vítima.
NO PARANÁ
O informe sobre a situação da gripe no Paraná divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta confirma 83 óbitos no Estado em função do vírus. O boletim que é atualizado semanalmente desde janeiro apresentava na publicação anterior 77 mortes por Influenza.
Os seis novos óbitos apontados no boletim desta semana foram registrados nos seguintes municípios: em Ponta Grossa duas mulheres, uma de 72 anos e outra de 67 anos; em Foz do Iguaçu, uma mulher de 88 anos; em Curitiba, uma mulher de 80 anos; em Porecatu, uma mulher de 85 anos, e em São José dos Pinhais, um homem de 80 anos. As mortes ocorreram entre 26 de junho e 9 de julho, período em que começaram a ocorrer as temperaturas mais baixas no Estado.
O boletim totaliza 415 casos confirmados de Influenza no Paraná. Na semana anterior eram 374 casos. As 22 Regionais de Saúde do estado apresentam casos da doença.
“Entre os casos e óbitos confirmados para a Influenza, podemos notar que a idade é um fator de risco”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Paraná, Acácia Nasr. “No caso dos idosos, o sistema imunológico pode apresentar debilidades e, no caso das crianças, está em formação”.
CUIDADOS
A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. A transmissão do vírus acontece por via respiratória, pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar.
A secretaria estadual ressalta no boletim os principais cuidados que devem ser tomados para diminuir o risco de contaminação – a frequente higienização das mãos, manter os ambientes bem ventilados, cobrir o nariz e a boca com a dobra do braço ao tossir ou espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
A médica destaca que os sintomas da Influenza são febre alta, que surge de forma repentina associada à tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores articulares, calafrios e falta de ar. “E diante da permanência deste quadro orientamos a busca por atendimento médico. O início do tratamento nas primeiras 48 horas evita complicações. A rede pública de saúde tem à disposição o antiviral com Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu). O medicamento é fornecido gratuitamente pelas unidades de saúde mediante apresentação da prescrição médica”, disse a médica.
Veja Mais
-
TRAMITANDO!Comissão aprova projeto que exige café da manhã e almoço para trabalhadores da construção civil
A proposta segue em análise na Câmara dos Deputados
18/08/2026 12h02 -
CELEBRAÇÃO E FÉ!Dom Amilton celebra nove anos de ordenação episcopal nesta quarta (19)
A data é ocasião de ação de graças pelo ministério episcopal daquele que, desde 2020, conduz a Igreja na Diocese de Guarapuava
18/08/2026 11h23 -
CIVISMO!OLHO NO PRAZO: inscrições para o Desfile de 7 de Setembro em Guarapuava terminam em 23 de agosto
Quem quiser participar da celebração cívica em Guarapuava precisa correr: prazo termina às 23h59 deste domingo
18/08/2026 10h50 -
OLHO NO CLIMA!Com chuva acima da média estiagem recua ainda mais no Paraná, aponta Monitor de Secas
O volume foi impulsionado pela atuação do fenômeno El Niño em combinação com os sistemas meteorológicos regionais
18/08/2026 10h10 -
OLHO NO FUTURO!Geração Inovadora coloca jovens no centro da inovação e do empreendedorismo em Guarapuava
Semifinalistas encaram desafios, aprendem sobre dinheiro e negócios e se preparam para disputar a grande final do projeto
18/08/2026 09h50 -
OLHO NO LANCE!Detran-PR leiloa 1.099 veículos destinados à sucata o Paraná
Veículos foram recolhidos pelas autoridades de trânsito, baixados no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e não podem ser registrados ou licenciados
18/08/2026 09h10


