Guarapuava sedia etapa classificatória do JISP e conquista bons resultados no vôlei câmbio

Município lidera a classificação no feminino e ocupa a segunda colocação no masculino após a primeira etapa dos Jogos dos Idosos do Sudoeste do Paraná

01/08/2026 08H50

Foto: Secom

Guarapuava recebeu, na quinta-feira (30 de julho de 2026), a primeira etapa classificatória do vôlei câmbio dos Jogos dos Idosos do Sudoeste do Paraná (JISP). Além de sediar a disputa, o município teve destaque dentro de quadra, encerrando a rodada na liderança da classificação feminina e na segunda colocação do masculino.

A competição foi promovida com apoio da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, e reuniu equipes da região em disputas realizadas no sistema de grupo único, em que todas as equipes se enfrentaram. Ao final da rodada, Guarapuava conquistou o primeiro lugar no feminino, seguida por Quedas do Iguaçu, Pinhão, Cruz Machado, Prudentópolis e Turvo. No masculino, a classificação teve Prudentópolis em primeiro, Guarapuava em segundo, Cruz Machado em terceiro, Pinhão em quarto e Quedas do Iguaçu em quinto.

O vôlei câmbio é uma modalidade adaptada para pessoas idosas, em que a bola é recebida e lançada ao outro lado da quadra, substituindo as rebatidas do voleibol tradicional. A prática prioriza a participação, a integração e a atividade física, contribuindo para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos atletas.

O secretário de Esportes e Recreação, Valdir Kukelcik, destacou que o incentivo ao esporte para a população idosa é uma das prioridades da administração municipal e ressaltou que a prática esportiva vai além da competição. “O incentivo ao esporte para a melhor idade é um dos pilares da Secretaria de Esportes. Mais do que os resultados, essas competições promovem saúde, integração e qualidade de vida. É uma orientação do prefeito Denilson Baitala oferecer todo o suporte necessário para que nossos idosos participem dessas atividades e representem Guarapuava nas competições”, afirmou.

O JISP ainda terá uma segunda etapa classificatória, prevista para setembro. Ao término das duas fases, os quatro melhores colocados de cada categoria garantem vaga na fase final da competição, que será disputada em novembro, em Pato Branco.

Além da sequência da competição regional, as equipes guarapuavanas também intensificam a preparação para os Jogos da Integração do Idoso (JIIDO), principal competição estadual da categoria, que será realizada entre os dias 20 e 24 de agosto, em Guaratuba.

(Com assessoria)


Veja Mais