Guarapuava recebe novos médicos residentes para fortalecer a Atenção Primária à Saúde
Cerimônia marca a recepção de sete profissionais que atuarão nas unidades de saúde do município

Nessa quarta-feira (12 de março), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou a cerimônia de recepção de três novos médicos aprovados no programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Além dos novos residentes, quatro médicos que já estão no segundo ano do programa também participaram do evento, reforçando a importância da especialização na formação profissional e no atendimento à população.
Os médicos residentes atuarão nas unidades de saúde do município, contribuindo para a melhoria da Atenção Primária e garantindo um atendimento mais qualificado à população. O programa, que tem duração de 24 meses e uma carga horária de 2.880 horas anuais, é uma iniciativa essencial para fortalecer a rede municipal de saúde e promover a fixação de profissionais na região.
RESIDÊNCIA MÉDICA
O programa de Residência Médica tem como principal objetivo especializar médicos já formados, garantindo que permaneçam no município e se tornem parte da estrutura de saúde local. Essa ação evita a evasão de profissionais para outras regiões e assegura que Guarapuava tenha um número crescente de médicos capacitados para atuar na Atenção Primária à Saúde.
Anderson Fadel, Coordenador do curso de Medicina da Campo Real e coordenador da COREME de Guarapuava, ressaltou a relevância do programa. “O Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade ofertado pela Prefeitura é uma resposta do município para aumentar a fixação dos novos médicos formados. Se não ofertarmos essas especializações aqui, esses profissionais vão buscar oportunidades em outras cidades, dificultando a ampliação do número de médicos em nossa região”, destacou Fadel.
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, celebrou a chegada dos novos médicos e enfatizou o impacto positivo que eles terão no atendimento à população. “A chegada desses novos residentes representa um grande avanço para Guarapuava. Eles já são médicos formados e agora estão se especializando para oferecer um atendimento ainda mais qualificado à nossa população. Nosso objetivo é continuar investindo na saúde, proporcionando melhores condições para os profissionais e, principalmente, para os cidadãos que utilizam os serviços públicos.”
A médica residente Danielly Flauzino Pereira, egressa de uma instituição local, destacou o valor da especialização e seu impacto na comunidade. “A residência é uma oportunidade para nos aprofundarmos na Medicina de Família e Comunidade e contribuir diretamente para a melhoria do atendimento nas unidades básicas de saúde. A residência nada mais é que uma especialização em medicina da família, que é a atenção básica, a unidade de saúde. Nós estamos aí nas unidades para ajudar os médicos a ter maior número de fichas, maior rede de cuidado e especialização para todos.”
Com a continuidade desse programa, Guarapuava se consolida como um polo formador de profissionais da saúde, garantindo um serviço de qualidade e ampliando o acesso da população a um atendimento médico mais eficiente e resolutivo.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
RECONSTRUÇÃOAssembleia Legislativa promove jogo solidário em prol de Rio Bonito do Iguaçu
A partida acontece na quarta (19), às 19 horas, na Arena da Baixada, com recursos destinados à reconstrução do município
16/11/2025 15h23 -
ENCANTO DO NATAL!ESTÁ CHEGANDO! Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil passa por Guarapuava em 25 de novembro
A atração irá compensar as emissões de carbono dos caminhões e conta com o selo de Evento Neutro
16/11/2025 14h50 -
QUALIDADECervejarias e produtores locais movimentam a Festa Nacional da Cevada e do Malte
Da pilsen ao bacon, diversidade de rótulos e produtos artesanais marca a edição deste ano
16/11/2025 13h45 -
RECONSTRUÇÃOPresos fazem primeiras entregas na recuperação de escolas e creches em Rio Bonito do Iguaçu
Equipes já concluíram trabalhos na creche Pedacinho do Céu e no CMEI Dona Laura
16/11/2025 13h23 -
RECONHECIMENTOPasseio Ciclístico “Um Grito pela Paz” chega a sua 22ª edição e é oficialmente reconhecido pelo Município de Guarapuava
A tradição, que há mais de duas décadas movimenta o município, agora ganhou também respaldo legal
16/11/2025 12h50 -
SUSPENSOSAnvisa suspende quatro marcas de glitter com material plástico
Empresas indicavam o uso dos produtos como alimentos em propagandas e sites
16/11/2025 12h03


