Guarapuava institui o Dia Municipal do Associativismo e fortalece a cultura associativista
Nova legislação estabelece o dia 15 de julho como data oficial para valorizar o associativismo e incentivar ações voltadas ao desenvolvimento do município
Imagem ilustrativa
Guarapuava passa a contar oficialmente com o Dia Municipal do Associativismo, instituído pela Lei nº 4.133/2026, sancionada pelo prefeito Denilson Baitala. A data será celebrada anualmente em 15 de julho, reforçando a importância do associativismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social, cultural e comunitário.
A criação da data integra um movimento promovido pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, que incentivou as associações comerciais de todo o estado a levarem a proposta aos poderes legislativos municipais. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura associativista e evidenciar a contribuição das entidades para o desenvolvimento das cidades paranaenses.
Em Guarapuava, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) apresentou a proposta ao vereador Nego Silvio, que acolheu a iniciativa e apresentou o projeto de lei na Câmara Municipal. Após aprovação pelo Legislativo, a lei foi sancionada pelo prefeito, instituindo oficialmente o Dia Municipal do Associativismo no calendário do município.
A escolha da data acompanha a celebração do Dia Nacional do Associativismo e reforça o compromisso do município com os princípios do associativismo, da participação cidadã e da construção conjunta de soluções para os desafios da comunidade. A legislação também incentiva a realização de ações educativas, culturais e institucionais voltadas à divulgação da cultura associativista e ao fortalecimento das organizações da sociedade civil.
Entre os objetivos da nova lei estão o fortalecimento das associações comunitárias, empresariais, rurais, culturais, esportivas e assistenciais; o incentivo à participação da sociedade na construção de políticas públicas; a divulgação das ações e projetos desenvolvidos pelas entidades do município; e a promoção de iniciativas que valorizem o associativismo.
Para a ACIG, a instituição do Dia Municipal do Associativismo representa um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela entidade que acredita na força do associativismo como instrumento de representatividade, desenvolvimento e transformação da sociedade.
Há mais de 70 anos, a ACIG atua fortalecendo empresas, conectando pessoas e promovendo iniciativas que impulsionam a economia e o desenvolvimento de Guarapuava e região. A criação da data amplia a visibilidade do movimento associativista, valoriza o papel das entidades representativas e incentiva a sociedade a conhecer e participar das ações que contribuem para o crescimento do município.
A ACIG também agradece ao vereador Nego Silvio por acolher a proposta e conduzir o projeto de lei, tornando possível mais essa conquista para o associativismo guarapuavano.
A partir deste ano, o 15 de julho passa a integrar o calendário oficial de Guarapuava como uma data dedicada à valorização do associativismo, do empreendedorismo, da participação cidadã e da atuação das entidades na construção de uma cidade cada vez mais forte, próspera e desenvolvida.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
MAIS COMODIDADESecretaria de Saúde de Guarapuava altera local de espera do Transporte Fora de Domicílio
Mudança entra em vigor no dia 1º de agosto, e usuários passarão a aguardar o embarque na Secretaria Municipal de Saúde
09/07/2026 16h10 -
TRÂNSITOCampanha reforça conscientização para reduzir acidentes com motociclistas em Guarapuava
Ações educativas e de fiscalização seguem durante todo o mês de julho e convidam motociclistas para evento especial no Dia Nacional do Motociclista, em 27 de julho
09/07/2026 14h50 -
GRATUITASSecretaria de Cultura está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de férias em Guarapuava
Atividades gratuitas acontecem entre os dias 13 e 24 de julho, na Casa da Cultura e no Centro de Artes, com programação voltada para crianças, famílias e toda a comunidade
09/07/2026 14h10 -
NA BRASACidade dos Lagos inicia vendas para o Churrasco On Fire em celebração aos seus 12 anos
O Churrasco On Fire promete uma experiência completa, com quatro horas de open churrasco, além de três horas de show da dupla Fernando & Sorocaba
09/07/2026 13h23 -
OLHA O GATOEm seis meses, quase 30 mil kWh de energia elétrica são furtados em Guarapuava, calcula Energisa
Levantamento da concessionária aponta irregularidades identificadas entre janeiro e junho deste ano, cuja energia desviada seria suficiente para abastecer 148 famílias
09/07/2026 12h50 -
FALTA MUITOInclusão digital no Brasil é feita pela metade, mostra pesquisa
Maioria dos domicílios (59,2%) não tem computadores ou tablets
09/07/2026 12h02



