Guarapuava e dezenas de cidades do Paraná fazem caminhada contra o feminicídio no dia 22 de julho
A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava
No dia 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, acontecem caminhadas em Guarapuava e dezenas de municípios paranaenses para marcar a data. A segunda edição da Caminhada do Meio-Dia faz parte da programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. Em 2023, mais de 70 cidades fizeram a caminhada no Estado.
Em Guarapuava, a programação está sendo organizada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio do gabinete da vereadora Bruna Spitzner. Além da Caminhada, está sendo organizada uma palestra para o dia, que terá o palestrante e horário divulgados nos próximos dias. Além disso, a Caminhada do Meio Dia em Guarapuava, que em 2023 foi realizada na Rua XV de Novembro, terá outro trajeto, uma vez que o calçadão da XV está em obras. Conforme a assessoria de imprensa da vereadora Bruna Spitzner, o trajeto deste ano também deve ser definido nos próximos dias.
NO PARANÁ
O evento deste ano no Paraná foi discutido pela Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná com a deputada federal licenciada Leandre Dal Ponte, Secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), durante reunião que aconteceu na terça-feira (2) passada, quando foi destacada a importância desse ato em memória das vítimas, em solidariedade aos seus familiares e pela vida das mulheres.
“O Paraná está entre os três estados que mais mata mulheres no Brasil”, lamentou a secretária, externando sua preocupação em relação ao cenário de violência contra a mulher, com denúncias diárias, que ainda persiste no estado.
Destacou, porém, que as paranaenses hoje estão se sentido mais encorajadas a registrar as ocorrências, o que justificaria o elevado número de notificações. Elas também contam com uma rede de apoio que está constantemente sendo aprimorada.
De acordo com Leandre, é de vital importância o engajamento de todos nesta ação, especialmente das deputadas estaduais, que hoje formam a maior bancada de mulheres da história do Parlamento estadual.
“Queremos mobilizar o maior número possível de cidades para que aconteça essa caminhada, silenciosa, em memória das vítimas e como forma de conscientização”, frisou.
TATIANE SPITZNER
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi criado através da Lei 19.873/2019, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB). A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava.
Tatiane foi morta pelo marido em 2018, ao ser jogada da sacada do apartamento no qual o casal morava. Luiz Felipe Manvailer foi condenado a mais de 30 anos de prisão pelo crime. Essa lei tem como objetivo incentivar e unificar ações de combate em um “Dia D”, quando órgãos públicos, entidades, associações, lideranças políticas e sociedade civil organizada centralizam o discurso em uma única pauta: a necessidade de interromper o ciclo da violência doméstica e evitar feminicídios.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONSCIENTIZAÇÃO Esporte e inclusão marcam a 3ª edição da Manhã Esportiva Azul em Guarapuava
Com mais de 400 participantes, evento uniu corrida, caminhada e conscientização sobre o autismo
15/06/2025 17h08 -
RESPEITOParaná implementa maior rede de programas para idosos do Brasil
Neste domingo (15), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
15/06/2025 16h10 -
CAMINHO DA FÉ!Percurso ampliado do “Caminho de Belém” terá nova peregrinação em julho em Guarapuava
Durante os dois dias de caminhada, toda a estrutura de alimentação será oferecida pela organização
15/06/2025 14h50 -
AUMENTAR PENACâmara pode votar projeto que aumenta penas para abandono de idoso
Deputados também poderão retomar votação da proposta que reforça medida protetiva em caso de aproximação do agressor de mulher
15/06/2025 13h23 -
OPORTUNIDADESCom salários de até R$ 16,5 mil, seguem abertas inscrições da Unicentro para contratação de professores
Inscrições seguem até 30 de junho
15/06/2025 12h50 -
OLHO NA DATAPrazo para alistamento militar termina no dia 30 de junho
Podem se alistar jovens do sexo feminino e masculino
15/06/2025 11h23