Guarapuava é destaque nacional nas Olimpíadas de Matemática Matific

Guarapuava garantiu duas instituições municipais entre as 10 melhores do Brasil

13/06/2024 11H21

A tecnologia vem sendo uma grande aliada na educação guarapuavana, possibilitando que os alunos sejam desafiados na solução de problemas, auxiliando no desenvolvimento lógico e pensamento crítico. Resultado disso, é que Guarapuava se tornou destaque em nível nacional nas Olimpíadas de Matemática Matific.

Mais de 12 mil alunos da rede municipal participaram da competição entre os dias 20 e 24 de maio. Nesta segunda-feira (10), a comitiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) marcou presença na Cerimônia de Premiação das Olimpíadas Matific, na cidade de São Paulo. O esforço conjunto da Prefeitura, professores, pais e alunos, possibilitou que Guarapuava a contasse com duas escolas classificadas entre as 10 melhores do País.

“É gratificante ver o resultado da dedicação e do comprometimento, tanto dos professores, quanto dos alunos da nossa rede municipal. A tecnologia é uma ferramenta muito poderosa para o aprendizado e percebemos que esse instrumento vem auxiliando o desenvolvimento dos nossos alunos. Estamos comprometidos em garantir inovação em sala de aula, e esta conquista nos motiva a buscar mais oportunidades para nossos estudantes”, declarou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

As Olimpíadas Matific são a maior competição on-line de matemática do mundo e desafiam estudantes do 1° ao 5° ano em uma disputa colaborativa direcionada ao desenvolvimento de habilidades.

“Nesta segunda-feira, recebemos o resultado preliminar das Olimpíadas Matific. Nós, da Secretaria Municipal de Educação, estamos extremamente contentes e orgulhosos com o feito dos nossos alunos. Sabemos que foram semanas de preparação para esse momento tão aguardado, que foi a semana da competição. Esse resultado não é apenas nosso, é de todos que fazem a educação de Guarapuava acontecer. Nossos professores, pais e alunos são a peça fundamental para garantir que nossa cidade seja destaque nacionalmente”, sublinhou a secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz.

Em 2023, Guarapuava contou com cinco escolas da rede municipal entre as 100 melhores do país. A Escola Municipal Professora Elcidia de Santa Maria Pereira (4°), Escola Municipal Iná Ribas Carli (19°), Escola Municipal Ariel José Pires (40°), Escola Municipal Padre Estanislau Cebula (78°) e Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques (97°) representaram o Município entre as 100 melhores unidades.

Neste ano, as escolas municipais Professora Elcídia de Santa Maria Pereira, e Iná Ribas Carli, se destacaram na classificação das melhores unidades.  O resultado das demais classificações ainda não foi divulgado.

O ranking é calculado a partir do número de estrelas que os participantes ganharam, divididas pelo número total de estrelas que estavam concorrendo. A precisão dos participantes foi utilizada em situações de desempate. Além da classificação automática dos resultados, a Matific realiza um processo de auditoria conduzido por um time técnico especializado, a fim de validar as informações e avaliar a documentação das escolas participantes.

Confira a classificação:

2° – Escola Municipal Professora Elcídia de Santa Maria Pereira
6° – Escola Municipal Iná Ribas Carli

“Foi um feito extraordinário dos alunos, professoras e pais nessa Olimpíadas Matific, onde alcançamos o segundo lugar. Isso só mostra que a educação de Guarapuava está cada vez melhor e todo o investimento realizado em plataformas digitais estão mostrando resultados. A Escola Elcídia chegou este ano ao tão almejado pódio, mas junto a ela há outras escolas municipais de Guarapuava que ficaram entre as cem melhores do Brasil”, contou a diretora da Escola Municipal Professora Elcídia de Santa Maria Pereira, Edna Zbuinovcz.

Deixe seu comentário:

Veja Mais