Guarapuava aplica Avaliação Diagnóstica para alunos do ensino fundamental do município

Crianças do 1º ao 5º ano, realizam os testes entre os dias 20 e 31 de março

27/03/2023 16H11

Eles chegam meio sorrateiros, um pouco tímidos, mas depois, se sentem completamente à vontade com os equipamentos tecnológicos disponibilizados nas escolas municipais da cidade. Em pouco tempo, todos estão focados em uma tarefa que é importante não apenas para eles, os alunos, mas para toda a comunidade de Guarapuava, que, a partir dos dados captados, tem informações precisas sobre o aprendizado na rede municipal de ensino.

Esta é a Avaliação Diagnóstica que é aplicada em Guarapuava, na Rede Municipal de Ensino, e que, desde 2022, é realizada por meio da plataforma EducaMais. Os testes avaliam o desempenho dos estudantes, com foco na instituição e permite ainda, entender o potencial de cada um e trabalhar de forma localizada, possíveis fragilidades.

Este ano, os testes com os alunos serão realizados entre os dias 20 e 31 de março. Desta forma, entre 20 e 24, foram avaliadas turmas de 4º e 5º anos. De 27 a 31, será a vez das turmas do 1º, 2º e 3º anos participarem das provas que verificam o nível de aprendizagem dos estudantes, com capacidade de projetar novas metas para os próximos períodos.

“A Educação é um dos compromissos firmados pelo prefeito Celso Góes, desde quando ainda era candidato. Desde o primeiro ano de seu mandato, assumimos o compromisso de promover mudanças significativas nesta área, e hoje, eu posso dizer que nossos métodos educacionais servem de exemplo para muitos outros municípios e para o Estado que tem nos procurado para implantar sistema semelhante. Ser referência, aumenta nossa responsabilidade e faz com que cada um da equipe trabalhe muito mais em favor da Educação. Por isso, o segundo ano de aplicação da Avaliação Diagnóstica por meio da plataforma EducaMais, é um termômetro que avalia onde estamos em se tratando de ensino, mas também nos permite traçar novas metas e direção para que possamos entender o caminho e o ponto onde queremos chegar”, contou o secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida.

A diretora do Departamento Pedagógico do município, Ana Paula Werzel da Rocha, contou que as avaliações em rede representam um verdadeiro salto de qualidade na Educação de Guarapuava, uma vez que a partir destas, é possível ter um diagnóstico preciso do desempenho dos alunos do município em cada matéria, bem como, corrigir as fragilidades de forma pontual. Com isso, conforme reitera a diretora, a Secretaria avalia e trabalha todos os pontos, para então, construir um mapa claro do ensino municipal.

“Eu posso dizer que este é um grande salto na Educação de Guarapuava. Em 2022, fizemos a primeira avaliação em nível local usando a plataforma EducaMais, e agora, em 2023, aprimoramos nosso sistema. Já podemos notar um aumento na qualidade. Por meio desta avaliação, teremos um diagnóstico preciso, um verdadeiro raio X de onde estão as fragilidades, as defasagens de ensino, e com isso, cada professor, cada escola, pode agir localmente para sanar esses problemas, com destaque para as habilidades em que os alunos não foram bem na prova”, enfatiza Ana Paula.

Pelo fato de as provas serem realizadas na plataforma EducaMais, os resultados são obtidos em tempo real. Por isso, o acompanhamento pode ser feito de forma imediata.

“Temos acesso aos resultados em tempo real, porque as provas são feitas na plataforma EducaMais. Atualmente, estamos no meio do processo. Na semana passada, foram avaliadas turmas de 4º e 5º anos. Esta semana, serão avaliadas turmas do 1º, 2º e 3º anos, e escolas onde o 4º e 5º anos tiveram algum problema técnico na semana passada. Esta é uma avaliação bem densa e sistematizada. Ela foi elaborada a partir da matriz de referência do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que é um órgão do MEC (Ministério da Educação e Cultura) que avalia a Educação em âmbito nacional. E temos o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é de conhecimento de todos. Trouxemos esta matriz, e, por meio dela, fizemos as questões para avaliar as crianças. Temos, portanto, um alinhamento com as diretrizes do MEC e tudo aquilo que será cobrado na Prova Brasil, cobramos aqui em Guarapuava, de uma maneira mais personalizada”, conclui Ana Paula.

A diretora da Escola Municipal Professor Dionísio Kloster Sampaio, Simone Beatriz Ruaro Monteiro, falou da importância da avaliação tanto para os alunos, quanto para o corpo docente da instituição. 

“Durante a semana passada realizamos as Avaliações Diagnósticas de Rede com alunos do 4º e 5º anos. As provas se deram de forma tranquila. Os alunos já haviam realizado essa avaliação no ano anterior, por isso, já demonstraram conhecimento no aplicativo e fizeram os testes com autonomia e interesse. As provas são aplicadas no laboratório de informática, pela professora regente desta disciplina, juntamente com a equipe pedagógica. Alguns alunos fazem as provas nos computadores da sala e outros, utilizam os tablets para responderem as questões. Por enquanto, temos 17 computadores em nosso laboratório, mas este número será ampliado e aí todos os estudantes podem utilizar este recurso de maneira simultânea”, contou a diretora.

Na tarde desta segunda feira (27 de março), 25 alunos do terceiro ano da Escola Municipal Professor Dionísio Kloster Sampaio, realizaram os testes e, além de mostrarem conhecimentos em português e matemática, fizeram interface com outras matérias. “Além de mostrarem suas habilidades nas duas matérias, os alunos entram em outras áreas do conhecimento, como história, ciências, geografia e arte. Há interação nas diferentes áreas e isto é ótimo”, contou a supervisora Joceli Aparecida Antunes.  

A educadora acrescentou ainda, que a escola conta com 485 alunos e todos realizarão os testes do EducaMais, que serve de preparação para o IDEB. “Além de avaliar o aluno, os educadores e a instituição, esta prova serve ainda como treinamento para o IDEB, que é do Governo Federal e é realizado todos os anos. No caso do município, apenas alunos do 5º participam”, esclareceu Joceli.

Estudantes do 4º e 5º anos fazem as provas sozinhos. Já alunos do 1º, 2º e 3º anos, são acompanhados das equipes pedagógicas de cada instituição.  

A Avaliação Diagnóstica é aplicada duas vezes ao ano em Guarapuava, uma no início e outra no fim dos trabalhos letivos. O projeto visa mostrar o empenho e dedicação dos professores e equipe pedagógica, bem como, o quanto os alunos evoluíram no decorrer do período.

Deixe seu comentário:

Veja Mais