Guairacá lança aplicativo que traz informações sobre prevenção e tratamento do câncer

Ação faz parte da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul promovida em parceria com diversas entidades do município

13/11/2018 15H45

A Faculdade Guairacá realizou na noite dessa segunda feira (12 de novembro) a cerimônia de lançamento do aplicativo de celular Cuidar, que leva informação sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul promovida em parceria com diversas entidades do município.

De acordo com a coordenadora administrativa das Clínicas Integradas Guairacá, Bianca Raquel Garcia Pereira, a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul faz parte do calendário de ações da instituição há 5 anos. Tradicionalmente, eram desenvolvidas anualmente revistas informativas sobre a temática e esse ano a ideia foi inovar. “A ideia do aplicativo é que todos os usuários das unidades básicas de saúde tenham em suas mãos informações pertinentes sobre essas doenças, bem como, orientações sobre como colocar em prática a sua prevenção”.

O professor Carlos Eduardo Andrade Iatskiu, coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Guairacá, acompanhou o desenvolvimento do projeto e destacou que essa é uma tendência, visto que a busca por informação por meio de aplicativos no celular já ultrapassa a busca em computadores. “A revista tem seu tempo útil e provavelmente ficaria em uma gaveta, sendo esquecida em determinado momento. Acreditamos que o aplicativo traz uma solução a longo prazo”.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran de Lima, esteve presente na cerimônia de lançamento do aplicativo. Ela contou que no Brasil o que mais mata as mulheres é o feminicídio. Em Guarapuava há registro de apenas 1 feminicídio, em contrapartida, são 25 mortes de mulheres por câncer de mama e colo do útero. “Tratando de um crime conseguimos ter um fluxograma para que todos saibam o que fazer quando essa mulher está em risco. Também precisamos ter um fluxograma para quando a mulher descobre que tem câncer, e mais, incentivá-la a cuidar da saúde para que no primeiro sinal ela já possa se tratar e se curar”.

O Diretor Executivo da Faculdade Guairacá, Evilásio Gentil de Souza Neto, afirmou que o projeto trará grandes benefícios à população. “Tínhamos até então muitos projetos voltados ao Outubro Rosa e Novembro Azul, mas, pela primeira vez, estaremos atingindo toda a região. Esse é um passo simples, de um aplicativo, mas também bastante significativo, de colocar à disposição maneiras simples de acompanhar o desenvolvimento do estágio do câncer e, mais que isso, de mostrar como procurar assistência médica de qualidade”.

PARCEIROS DO OUTUBRO ROSA EM GUARAPUAVA

Faculdade Guairacá

Prefeitura Municipal de Guarapuava

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Secretaria de Política para as Mulheres

5ª Regional de Saúde

Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária de Guarapuava

Unicentro

Cidade dos Lagos

Hospital São Vicente e Hospital Santa Tereza

Juntas Somos Mais

Sistema FIEP

Instituto Virmond

Divas do Asfalto

Silvana Hair

Soroptimistas

ACEPAC

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais