Governo Federal abre licitação para manejo florestal sustentável na Flona de Irati

Concessão gera impulso econômico e sustentável para região da Amcespar

03/08/2023 10H13

Foi publicado no Diário Oficial da União o aviso de licitação para edital de concessão para a prática de manejo florestal sustentável e exploração de produtos florestais madeireiros e não madeireiros na Floresta Nacional de Irati (Flona).

Em 2022, a deputada Leandre realizou uma reunião com o Serviço Florestal Brasileiro para explorar as possibilidades de utilizar a Flona de Irati para o benefício da comunidade local. Depois de muita luta, a Flona de Irati foi qualificada para participar do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, permitindo a substituição de espécies exóticas como o Pinnus por espécies nativas, como a Araucária.

"A possibilidade de comercializar esta madeira não nativa da região vai gerar ganhos sociais e econômicos para os municípios da Amcespar", disse Leandre. "Queremos que todo o desenvolvimento e riqueza gerados por essa concessão beneficiem nossa região, promovendo a geração de renda, emprego e riqueza", acrescentou.

Com a concessão, a expectativa é de um grande impulso econômico e social para a região. A Floresta Nacional de Irati, criada em 1986, cobre uma área de mais de 3.800 hectares no bioma Mata Atlântica, a maioria no município de Fernandes Pinheiro, mas também abrange áreas de Teixeira Soares, além de fazer divisa com Irati e Imbituva.

O edital para concessão florestal vem na sequência de um decreto presidencial publicado em 2021, que qualificou a Flona de Irati para fazer parte do PPI do Governo Federal. Este marco foi uma vitória para a deputada Leandre e para as lideranças da região Centro-Sul.

Agora, com a possibilidade de substituição de espécies exóticas por nativas, é esperada uma revitalização da floresta com a venda de madeira não originária da Mata Atlântica. Este é um grande passo em direção ao manejo florestal sustentável na Floresta Nacional de Irati, sinalizando uma era de maior prosperidade e sustentabilidade para a região.

PROPOSTAS

Seguindo o edital divulgado recentemente, as propostas precisam ser entregues até às 17h do dia 02 de outubro no Setor de Protocolo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

No dia 03 de outubro acontecerá a abertura dos envelopes. Para eventuais dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. O contato deve ser feito até três dias úteis antes da data de entrega dos envelopes.

Deixe seu comentário:

Veja Mais