Frio intenso congela guarda-chuvas e aquece cobertores em Guarapuava e região nesta terça (29)
Paraná registra temperaturas próximas de 0ºC e sensação térmica negativa

Uma frente fria poderosa tomou conta do Paraná e colocou Guarapuava novamente no topo das cidades mais geladas do estado. Nesta terça-feira (29 de julho), o amanhecer na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, cravou 1,9°C, com sensação térmica de -0,5°C — uma das mais baixas do ano, segundo dados do Simepar. O frio deve persistir até sexta-feira (1º), segundo os meteorologistas.
O declínio acentuado das temperaturas teve início na tarde de segunda-feira (28), com quedas bruscas entre 10°C e 14°C em algumas cidades. Em Curitiba, por exemplo, a temperatura caiu de 19,4°C às 14h para apenas 9°C à meia-noite. Cambará e Cerro Azul viveram um cenário parecido. A massa de ar polar que avança pelo estado derrubou termômetros e elevou a procura por roupas de frio, cobertores e aquecedores.
Mas não é só o frio nos termômetros que preocupa: o vento cortante tem provocado sensações térmicas negativas. Santa Maria do Oeste marcou -1,2°C às 6h30, enquanto a Lapa e Guarapuava também experimentaram temperaturas sentidas abaixo de zero. A presença do vento, mesmo com sol ao longo do dia, mantém o clima congelante e faz com que a população sinta mais do que os números mostram.
Na região central do estado, onde Guarapuava é destaque, o frio é um velho conhecido. Mas 2025 tem surpreendido. “Nos últimos dias temos notado uma sequência incomum de madrugadas geladas e geadas mais intensas do que nos últimos invernos”, relata Marcos Schmidt, produtor rural da Colônia Samambaia. O setor agrícola está em alerta, com risco elevado de geadas fortes nesta quarta (30), especialmente no Centro-Sul e Campos Gerais.
Para quem mora no Litoral, a realidade é um pouco mais amena: as cidades litorâneas registraram as únicas mínimas acima de 9°C, como Paranaguá (12,4°C), Guaratuba (12,2°C) e Morretes (11,8°C). Já em Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio, os termômetros ficaram entre 6,5°C e 7°C.
Na quarta-feira (30), o frio promete se intensificar ainda mais, com risco de geadas moderadas a fortes. “Sem vento e com mínimas abaixo de 5°C, a geada será ampla e pode afetar plantações e hortas em todo o Centro-Sul”, afirmou o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar. As temperaturas só devem subir um pouco a partir de sexta-feira (1), quando a massa de ar polar começa a perder força.
Com 120 estações meteorológicas automáticas e cobertura em tempo real, o Simepar monitora 24 horas as condições climáticas no Paraná, gerando dados que orientam desde a Defesa Civil até produtores rurais e gestores públicos. As previsões podem ser conferidas no site www.simepar.br, com informações detalhadas por município.
Enquanto isso, Guarapuava segue no modo freezer, com o café quente como melhor amigo e a esperança de que o fim de semana traga não só sol, mas um pouco mais de calor humano.
#FrioNoParaná #GuarapuavaCongelando #MassaPolar #Geada2025 #SensaçãoNegativa #InvernoParanaense #Simepar #ClimaExtremo #PrevisãoDoTempo #GmaisNotícias
Veja Mais
-
NO ANZOLPesca garantida: Guarapuava recebe mais de 2,5 toneladas de peixes para a Festa do Trabalhador
Medida busca proporcionar lazer e manter viva uma das tradições mais aguardadas pela população
30/04/2026 18h24 -
NA FÉ!Com Guarapuava no roteiro, Paraná institui Rota Religiosa dos Santuários de Schoenstatt e fortalece turismo da fé
Lei foi sancionada pelo governador Ratinho Júnior (PSD)
30/04/2026 17h00 -
OLHO NAS DATASCurso pré-vestibular da Unicentro está com inscrições abertas
O projeto é promovido há 17 anos pela Diretoria de Extensão, vinculada à Proec
30/04/2026 16h10 -
CULTURAViva Dança encerra em grande estilo e lota Teatro Marina Karam Primak em Guarapuava
No Dia Internacional da Dança, evento reforça a diversidade de estilos e a riqueza artística dos grupos participantes
30/04/2026 15h23 -
CLIMAFeriado terá tempo estável, mas chuva e frio voltam ao Paraná no fim de semana; Guarapuava amanheceu a quinta (30) com 11ºC
Distrito de Entre Rios registrou 106,6 mm de chuva nessa quarta (29)
30/04/2026 14h50 -
QUASE LÁ!Acabamentos finais: falta um dia para a inauguração da Ponte de Guaratuba
A liberação do tráfego de veículos vai acontecer no domingo, às 13h, após o encerramento da maratona
30/04/2026 14h10



