Final de semana do Dia dos Pais será de frio e geada: CONFIRA A PREVISÃO!
Simepar prevê queda acentuada nas temperaturas a partir do dia 8, com possibilidade de geada nas regiões mais frias do estado

O Paraná deve voltar a registrar temperaturas baixas a partir de 8 de agosto, com possibilidade de frio intenso nas regiões mais geladas do estado no final de semana do Dia dos Pais. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), algumas cidades podem ter mínimas próximas de 0°C, além de condições favoráveis para a formação de geada.
Conforme o Portal Massa, o frio mais intenso deve se concentrar principalmente nas áreas de maior altitude. Em General Carneiro, na região Sul, a previsão aponta mínima de 2°C no sábado (8) e de apenas 0°C no domingo (9), quando há possibilidade de geada. Para o sábado, também há previsão de chuva.
Em Palmas, outra região conhecida pelas baixas temperaturas, os termômetros também podem marcar 2°C no sábado e 0°C no domingo, com risco de geada.
Na capital, Curitiba, a queda deve ser menos intensa, mas ainda significativa. A previsão indica mínima de 8°C no sábado (8) e de 4°C no domingo (9).
Apesar da previsão de frio intenso, o Paraná ainda terá alguns dias de calor, chuva e instabilidade antes da mudança brusca nas temperaturas.
Frente fria avança pelo Sul no fim de semana
Neste sábado (1º), uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil. No Paraná, os efeitos da mudança devem ser sentidos principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste, sobretudo durante a noite.
Na maior parte do estado, o sábado deve começar com predomínio de sol e temperaturas elevadas. Os ventos do quadrante Norte também devem ganhar força ao longo do dia.
Já durante a madrugada de domingo (2), a chuva deve chegar primeiro ao Oeste e Sudoeste e, posteriormente, avançar para as regiões Central e Leste. Conforme o Simepar, a precipitação deve ocorrer de maneira irregular e isolada, sem previsão de temporais generalizados ou grandes volumes de chuva.
Semana começa com calor antes da virada no tempo
Na segunda-feira (3), áreas de instabilidade ainda devem atuar sobre o Paraná, com possibilidade de trovoadas em alguns pontos. O aumento das temperaturas deve deixar o tempo abafado em boa parte do estado.
Na terça-feira (4), o cenário de calor permanece, com possibilidade de chuvas pontuais durante a tarde, enquanto o sol deve predominar na maior parte do Paraná.
A tendência, segundo o Simepar, é de que a instabilidade continue nos próximos dias, com possibilidade de chuvas e temporais isolados. Depois desse período, uma nova massa de ar frio deve provocar uma queda mais expressiva nas temperaturas a partir de 8 de agosto.
O inverno no Paraná segue até 22 de setembro, às 21h05, e novas incursões de ar frio ainda podem ocorrer ao longo da estação. Com o avanço de agosto, aumenta também a possibilidade de episódios de frio mais intenso no estado.
Veja Mais
-
CIVISMO!Seguem abertas as inscrições para o Desfile Cívico de 7 de Setembro em Guarapuava; veja como participar!
Com o tema “Amor pela Pátria, Orgulho por Guarapuava”, edição de 2026 destacará justiça climática, cultura popular e participação da comunidade
01/08/2026 17h00 -
COMEMORAÇÃODia do Agricultor reúne associados e famílias em tarde de confraternização no Sindicato Rural de Guarapuava
Evento foi realizado nessa sexta (31)
01/08/2026 15h37 -
BOM OU RUIM?Aumento de etanol na gasolina divide opiniões sobre impacto em carros
MPF questiona segurança da mistura; setor prevê redução de custos
01/08/2026 13h45 -
OLHO NO PRAZOInscrições para a Corrida Maluka são prorrogadas até 5 de agosto em Guarapuava
A Corrida Maluka será realizada no dia 5 de setembro, na Cidade dos Lagos
01/08/2026 12h50 -
EM ALTA!Dia dos Pais: 76% dos bares e restaurantes esperam faturar mais do que em 2025
Pesquisa da Abrasel mostra otimismo que pode impulsionar as vendas após um período de desaceleração
01/08/2026 12h01 -
MEIO AMBIENTECuidar dos mananciais é responsabilidade de todos, alerta Sanepar
Monitoramento da Companhia aponta degradação dos rios usados na captação, com impactos na qualidade da água bruta e nos custos do tratamento
01/08/2026 11h23



