Fevereiro encerrou com saldo positivo na geração de empregos em Guarapuava
Segundo dados do CAGED, o município gerou 387 vagas de trabalho
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgou na última quinta-feira (28 de março) por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o relatório do mês de fevereiro sobre as contratações e desligamentos em todo o País. Em Guarapuava, mais uma vez, o saldo foi positivo.
"O saldo positivo de nosso Município no número de empregados com carteira assinada é motivo de comemoração, pois reflete o esforço dos empresários, trabalhadores e da administração municipal para promover o desenvolvimento econômico e social em Guarapuava. Acredito que esta é uma grande conquista para toda a nossa população e uma prova de que trabalhamos em favor da comunidade. No entanto, sabemos que ainda há muito a ser feito. Precisamos trabalhar continuamente em favor da geração de empregos e do desenvolvimento econômico de Guarapuava", pontuou o prefeito Celso Góes.
Os dados divulgados mostram que, no mês de fevereiro, foram registrados 2.800 admissões, contra 2.413 desligamentos no Município. O resultado foi um saldo positivo de 387 empregos. E em comparação entre homens e mulheres, o sexo feminino teve um saldo maior em se tratando das colocações.
Dentre os setores que mais empregaram mulheres em Guarapuava no mês de fevereiro, destaca-se o de serviços com 610 carteiras assinadas, seguido pelo de Indústria com 202 admissões. Além destes, o setor de comércio admitiu 377 mulheres, o de agropecuária 19, e construção civil, quatro. For 1.212 admissões e 1.009 desligamentos no total, sendo 203 o saldo positivo para as mulheres.
Já com relação aos homens, o setor que mais empregou foi o comércio, com 506 admissões, seguido pela prestação de serviços com 460 contratações. Já na indústria, foram 346 contratações, construção 146 e agropecuária 130 admissões. Somando o total de 1.588 contratações e 1.403 desligamentos de postos de trabalhos de homens em Guarapuava. Para este público, o saldo positivo somou 185 vagas de trabalho.
SOBRE O CAGED
De acordo com o Ministério do Trabalho, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.
Este Cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. E em 2020, o Caged passou a integrar o eSocial, sistema unificado de escrituração fiscal, previdenciária e trabalhista (Novo Caged). Ou seja, o banco de dados não deixou de existir, o que mudou foi a forma de prestação de informações é feita.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
UTILIDADE PÚBLICANesta quinta (16) vai faltar água em Guarapuava; veja onde
A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 17h
15/01/2025 17h00 -
BORA NADAR?Tia Miriam Natação já está de volta! Bora nadar na melhor escola de natação da região
Que tal praticar natação, o esporte mais completo?
15/01/2025 16h32 -
LIBERADONovos prefeitos podem obter Certidão Liberatória do Tribunal de Contas mesmo com pendências
Essa medida está disponível somente para novos prefeitos, ou seja, exceto para casos de reeleição
15/01/2025 16h06 -
SEM COBRANÇAGoverno estuda medidas criminais contra fake news sobre fiscalização de transações por Pix
O Governo envolveu a AGU para tomar previdências judiciais contra propagadores de informações falsas sobre o tema
15/01/2025 15h21 -
EM ALTARegião de Guarapuava registra 4.180 admissões em novembro, segundo Caged
Guarapuava foi a cidade que mais contratou com 2.447 admissões no período
15/01/2025 14h50 -
ALERTA Prefeitura de Guarapuava reforça a importância da limpeza de terrenos para evitar multas e combater a dengue
Multas podem chegar a R$ 800 para donos de terrenos sem manutenção adequada
15/01/2025 14h10