Feira Agroecológica da Unicentro celebra 16 anos com programação especial

Ao longo dos anos, a feirinha tornou-se referência na comercialização de produtos orgânicos, artesanatos, doces, salgados e uma variedade de itens produzidos de forma responsável e saudável

28/11/2025 15H23

Na manhã de quinta-feira (27 de novembro de 2025), a Feira Agroecológica da Unicentro comemorou seus 16 anos de existência, reafirmando seu papel como um importante espaço de promoção da agricultura familiar sustentável. Presente nos câmpus Cedeteg, Santa Cruz e de Irati da Unicentro, o projeto tem se consolidado como um ponto de encontro entre produtores, comunidade acadêmica e a população local. Ao longo dos anos, a feirinha tornou-se referência na comercialização de produtos orgânicos, artesanatos, doces, salgados e uma variedade de itens produzidos de forma responsável e saudável. 

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a importância da feira para a comunidade acadêmica e para os feirantes. “Para nós, é um orgulho e uma grande satisfação participar dos 16 anos da feira. Desejamos que ela continue por muitos e muitos anos, pois é um espaço onde as pessoas se encontram, compartilham experiências e onde muitos conseguem um importante apoio financeiro para o seu dia a dia por meio da comercialização de seus produtos”, celebrou. 

O coordenador da Incubadora Social da Unicentro, Anderson Roik, evidenciou a relevância social e comunitária do evento, destacando as principais características do projeto. “Todos os feirantes estão alinhados com a proposta e com as bandeiras que defendemos na feira: a agroecologia, a economia popular e solidária, a soberania e a segurança alimentar e nutricional, a educação popular e a cidadania territorial. São esses valores e princípios que orientam o nosso projeto dentro da universidade”, declarou o agente universitário. Anderson conta, ainda, que o motivo de celebrar os 16 anos da Feira Agroecológica está ligado com a adesão de 14 novos feirantes, “esses produtores passaram por um edital público de seleção para participar do projeto conosco e poder comercializar seus produtos aqui na feira”, completou. 

A nova feirante do projeto, Leyciane dos Santos Mendes, destacou a alegria e a expectativa em fazer parte da Feira Agroecológica, ressaltando a importância desse espaço para quem produz e comercializa. “Para mim, é uma grande oportunidade estar aqui, porque não tenho loja física e vendo principalmente pela internet. Por isso, participar de feiras é sempre muito positivo. E a feira da Unicentro tem um valor sentimental especial, porque minha mãe participou das primeiras edições e, desde então, eu e ela trabalhamos juntas nas feirinhas da cidade”, afirmou a artesã.

Para celebrar sua trajetória, a edição especial contou não apenas com as tradicionais barraquinhas, mas também com a presença de diferentes setores e programas parceiros. A comemoração também reuniu um espaço da Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante (Proae), representantes do Programa Paraná Mais Orgânico, além de iniciativas voltadas à homeopatia e à agroecologia. A edição festiva contou ainda com o apoio da cooperativa Cresol, reafirmando a importância das parcerias institucionais para o fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária.

Na quinta-feira, também teve início no câmpus a Campanha de Natal da Unicentro, que mobiliza toda a comunidade acadêmica. Serão presenteadas crianças de famílias dos funcionários que atuam na manutenção, serviços gerais e limpeza do Câmpus Cedeteg. No Câmpus Santa Cruz, o lançamento ocorre nesta sexta-feira (28), incluindo também ação de arrecadação para famílias atingidas pelo tornado no Assentamento Nova Geração, em Guarapuava. Em Irati, a campanha foi lançada na última terça-feira e conta com a colaboração do Programa de Responsabilidade Social, do curso de Administração.

(Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero)

Deixe seu comentário:

Veja Mais