Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no novo programa habitacional; secretário de Habitação tira as dúvidas

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever; programa beneficiará 99 famílias com moradias populares

14/04/2025 14H50

Foto: Ascom

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Habitação, abriu nesta segunda-feira (14) as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho. Veja abaixo a entrevista do Gmais Notícias com o secretário de Habitação, Gustavo pedrosa, onde ele tira as prinxipais dúvidas sobre o caedastro e seleção das famílias.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

Logo no primeiro dia, dezenas de pessoas compareceram aos pontos de atendimento, muitas delas já com agendamento feito. Ângela Cristina Soares foi uma das primeiras a realizar a inscrição online e destacou a facilidade do processo. “O agendamento é fácil, rápido e prático. Fiz tudo online, foi bem tranquilo. Agora é só aguardar, com fé em Deus”, afirmou.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

- Ter mais de 18 anos;

- Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;

- Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;

- Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);

- Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;

- Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

- Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);

- CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;

- Comprovante de residência atualizado;

- Comprovantes de renda familiar;

- Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online podem ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE HABITAÇÃO, GUSTAVO PEDROSA

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais