AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
GORPACON 2018

Faculdade Guairacá sedia evento de cultura nerd no fim de semana

Expectativa de organizadores da GorpaCon 2018 é receber 6 mil pessoas entre sábado e domingo

quarta-feira, 10 de outubro de 2018 - 12:55:00

Repetindo a parceria de sucesso de dois anos atrás, a Faculdade Guairacá será anfitriã da GorpaCon 2018 (Convenção de Nerds de Guarapuava) no próximo fim de semana em Guarapuava. No sábado e domingo, dias 13 e 14 de outubro, a previsão dos organizadores é de receber 6 mil pessoas, a partir de 13h30, com entrada franca. “Visto ser um evento bianual, quem se interessar pelo tema valorizará essa distância de tempo, sabendo que levará pelo menos outros dois anos para a próxima edição, se ocorrer”, avalia um dos organizadores, o professor Carlos Alberto Machado.

Para a convenção deste ano, Machado explica que o formato de 2016 foi mantido, com exposições, jogos, fã clubes, estandes de produtos, palestras/mesas, concurso de cosplay etc. Mas com novidades: oficina de game, em que os alunos aprenderão como fazer jogos em vídeo games; e a ‘cadeira do capitão’, ou seja, o público terá a rara oportunidade de posar de Capitão Kirk da nave Enterprise (da franquia ‘Star Trek’). Isso, sem contar a presença do Homem de Ferro circulando pelos corredores do evento, campeonatos de Pokémon e dança oriental, fã-clubes inéditos, brinquedos virtuais 3D e tatuagens rápidas.

COSPLAY

O ponto alto da GorpaCon 2018 será a presença da galera do cosplay (geralmente, aficionados caracterizados de personagens inspirados em quadrinhos, animes, filmes etc.) que poderá participar do concurso temático, entre 18h30 e 21h, nos dias de evento.

“Os guarapuavanos estão cada vez melhores nesse quesito e não perdem nada para as categorias nacionais. São quatro categorias, mirim (para crianças menores), toscoplay (que são feitas com materiais baratos ou recicláveis), original (criativas e não necessariamente copiadas, mas criadas pelo próprio autor) e a tradicional (que procura reproduzir personagens conhecidos dos games, quadrinhos, filmes, mangás e animes)”, explica Machado.

Os troféus que serão entregues durante a premiação foram manufaturados artesanalmente pelo artista guarapuavano Jhonnathan Ferreira.

ORGANIZAÇÃO

Experiente na GorpaCon, Carlos Alberto Machado era um dos nomes por trás da primeira edição, em 2016. “É muito trabalhoso, mas o resultado com certeza é satisfatório. Ver os jovens guarapuavanos felizes e satisfeitos com um evento desse porte na cidade é nossa meta. Conhecer culturas nerds e geeks diversificadas, novas tecnologias, novas formas de pensar. Diversão garantida de encher os olhos”.

Nesse contexto, a Faculdade Guairacá tem papel importante graças à estrutura do prédio e ao apoio no transporte dos convidados externos. “Toda estrutura física, salas, equipamentos eletrônicos como Data Show e algumas caixas acústicas, mesas, cadeiras, toalhas, biombos são da própria faculdade que auxilia sobremaneira nesse sentido”.

Serviço

GorpaCon 2018

Dias 13 e 14 de outubro

A partir de 13h30

Entrada gratuita

Faculdade Guairacá (rua XV de Novembro, 7.050, Centro, próximo da Praça Cleve)

Guarapuava

Mais informações

Facebook (https://bit.ly/2OvACnh)

Site oficial (http://gorpacon.com/)

 

COMENTÁRIOS