Etapa final do Saeb ainda mobiliza escolas: 64% das provas já foram concluídas
As provas do Saeb acontecem a cada dois anos

Com 64% das provas já realizadas, a aplicação dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entra nesta semana em sua reta final. Até a próxima sexta-feira (31 de outubro de 2025) a expectativa é de que 215 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná concluam as provas, que envolvem turmas inteiras e servem de termômetro para avaliar desempenho dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das redes públicas de todo o País nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
Com os resultados, é possível identificar avanços e desafios no processo de aprendizagem, permitindo que as redes de ensino elaborem estratégias ainda mais eficazes para aprimorar a qualidade da educação pública.
“O Saeb é uma ferramenta fundamental para orientar políticas educacionais e subsidiar o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, aponta o secretário de estado da educação, Roni Miranda. “O exame é essencial para o planejamento de ações para garantirmos que nossa educação continue sendo a melhor do País”.
FAVORITISMO
As provas do Saeb acontecem a cada dois anos e os resultados obtidos nas provas são somados a itens como a frequência para compor a nota do Ideb brasileiro, que mede justamente a qualidade da educação no País. Desde 2019, o Paraná subiu seis posições e ocupa a primeira colocação no ranking geral dos índices educacionais do Brasil.
Consolidando o favoritismo no Estado na avaliação, o último levantamento realizado em 2023, por exemplo, posicionou o Paraná no topo do ranking entre os demais estados, em todos os níveis da educação básica, tanto no Ensino Médio quanto nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
No Ensino Médio, o Estado manteve a liderança nacional com nota 4,9, superando a média brasileira de 4,3 e permanecendo à frente de Goiás e Espírito Santo (ambos com 4,8). Já nos anos finais do Ensino Fundamental, o Paraná subiu da terceira para a primeira colocação, alcançando índice 5,5 e consolidando sua posição entre as redes públicas com melhor desempenho do País.
Nos anos iniciais, cuja gestão é municipal, o Estado também lidera o ranking nacional, com nota 6,7, resultado que reflete o impacto positivo de iniciativas do Governo junto aos municípios como o programa Educa Juntos, parceria da Seed-PR com as prefeituras para fortalecer o ensino desde os primeiros anos escolares.
ALUNOS ENGAJADOS
Com objetivo de promover maior engajamento entre os próprios alunos e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de fazer as provas, projetos como o Estudante Embaixador foram criados pela Seed-PR. A iniciativa seleciona representantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em escolas que realizam a avaliação que têm a missão de mobilizar e incentivar os colegas na preparação para a prova.
“Entre as funções dos estudantes embaixadores estão participar de reuniões de orientação sobre a avaliação, colaborar na divulgação de informações e datas, reforçar junto aos colegas a importância do preparo e do comprometimento com a avaliação”, explica o secretário. Participam da iniciativa aproximadamente 16 mil estudantes em todo o Paraná.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
EM ALERTAPrefeitura de Guarapuava alerta para possibilidade de fortes chuvas nesta terça (28) à noite
Pancadas de chuva podem ocorrer entre 19h e 23h, e a Defesa Civil permanece em plantão
28/10/2025 19h12 -
CELEBRAÇÃOFiéis se preparam para celebrar o Dia de Finados em Guarapuava
Momento de oração, memória e esperança cristã
28/10/2025 17h00 -
QUALIFICAÇÃOSenai Guarapuava oferece curso gratuito “Construindo em Light Steel Framing” em parceria com empresas do setor
Inscrições são gratuitas e vagas são limitadas
28/10/2025 16h08 -
ORIENTAÇÃOReceita Estadual orienta motoristas sobre baixa no MDF-e para isenção de pedágio
O MDF-e é um documento digital que consolida todas as informações sobre o transporte de uma carga, incluindo as notas fiscais, o veículo utilizado e o motorista responsável pela operação
28/10/2025 15h23 -
CONQUISTASGuarapuava conquista cinco medalhas no 5º Paraná Combate
Atletas guarapuavanos de judô e taekwondo se destacaram na maior competição de artes marciais do Brasil, que reuniu mais de 3,5 mil participantes e público recorde no Paraná
28/10/2025 14h50 -
SEGURANÇA NAS ESTRADASEPR Iguaçu atua na delimitação da faixa de domínio e deve concluir trabalhos até dezembro
Ação reforça a segurança viária e evita ocupações irregulares ao longo do trecho concedido
28/10/2025 14h10


