Estudo reforça importância do projeto de Sandro Alex sobre ingresso no Quadro do Magistério a partir das universidades
Atualmente, o ingresso no QPM acontece apenas mediante concurso realizado a partir de editais organizados por bancas contratadas

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (16 de setembro de 2026) pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) mostra que a proposta de Sandro Alex de instituir uma forma de ingresso no Quadro Próprio do Magistério (QPM) a partir do vestibular em Licenciatura nas universidades estaduais se mostra cada vez mais essencial.
O estudo revela que entre 2015 e 2023 o número de professores idosos dobrou no Brasil (de 18 mil para 37 mil), enquanto o de docentes jovens caiu 31% (de cerca de 17 mil para 12 mil). Outro recorte aponta que em 2040 a Taxa de Renovação Docente poderá cair para 0,17, em média, ou seja, haveria apenas um professor com até 24 anos para cada seis docentes com 60 anos ou mais.
No Paraná, o candidato do PSD aponta para um novo caminho com a proposta de criar uma nova forma de ingresso no QPM já a partir de 2027: nos vestibulares de Licenciatura das universidades estaduais. O objetivo é incentivar a formação de novos docentes com a garantia de contratação/emprego nos mesmos moldes de um concurso público.
O projeto será desenhado a partir de uma lei que será enviada para a Assembleia Legislativa. A regulamentação da formação será feita por decreto do Poder Executivo, com todas as regras e quantidade de vagas. A parceria envolve a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que faz a gestão das universidades estaduais.
Atualmente, o ingresso no QPM acontece apenas mediante concurso realizado a partir de editais organizados por bancas contratadas. O último certame feito pela gestão de Ratinho Junior (PSD) permitiu o ingresso de mais de 4,5 mil docentes nos últimos anos. O Estado conta atualmente com cerca de 38 mil professores efetivos.
“Nós já estamos estudando o formato e queremos implementar esse projeto chamado De Aluno a Mestre. Em Minas Gerais, por exemplo, o ingresso no curso de graduação em Administração Pública na Fundação João Pinheiro funciona como um concurso público para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É isso que queremos. Um formato que permita ao universitário que concluir a formação em Licenciatura nas universidades estaduais ingressar automaticamente na carreira do Estado”, afirma Sandro Alex.
"Com essa nova forma de ingresso na carreira, o objetivo é perseguir a meta de ter em sala de aula professores cada vez mais preparados para os desafios das suas próprias áreas. Isso vale para Matemática, Física, História, Línguas. O Paraná já tem a melhor educação do Brasil e pode estar na vanguarda mais uma vez”, complementa.
Veja Mais
-
CONSCIENTIZAÇÃOSemana do Cliente: Energisa aproveita data para reforçar os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica
A Aneel também estabeleceu responsabilidades aos clientes, visando a qualidade e a segurança do serviço prestado
17/09/2026 10h50 -
ELEIÇÕES 2026Artagão Júnior participa de agenda de campanha no distrito de Entre Rios, em Guarapuava
Durante a agenda, Artagão Júnior ouviu as demandas apresentadas pelos representantes do setor
17/09/2026 09h50 -
CONSCIENTIZAÇÃOUBS Vila Bela promove ação de acolhimento e valorização da vida durante o Setembro Amarelo
Atividade reuniu servidores e participantes nessa quarta-feira (16), com música, conscientização e momentos de confraternização
17/09/2026 09h10 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERGuarapuava: mulher relata agressões e ameaças durante conflito com marido
Ocorrência foi registrada no bairro Santana; segundo o boletim, casal discutiu e mulher decidiu pela separação
17/09/2026 08h50 -
FLAGRANTEGUARAPUAVA: mulher é localizada pela PM minutos após furto de paçoquitas e doce de leite em comércio no Centro
Suspeita de 50 anos foi encontrada nas proximidades do Terminal Estação da Fonte com doces que, segundo a equipe do estabelecimento, teriam sido furtados
17/09/2026 08h11 -
VIOLÊNCIA CONTRA A FAMÍLIABriga entre familiares assusta moradores e mobiliza a Polícia Militar em Guarapuava
Confusão em via pública envolveu dois homens da mesma família; segundo relato à PM, um deles teria chegado ao local com uma faca, mas familiares conseguiram separar os envolvidos antes de qualquer agressão
17/09/2026 07h25



