Estudante da Unicentro é medalhista 3 vezes nas Paralimpíadas Universitárias

Isabella Carla Cordeiro da Silva Francos conquistou três medalhas

25/09/2021 13H13

A estudante da Unicentro Isabella Carla Cordeiro da Silva Francos conquistou três medalhas nas últimas Paralimpíadas Universitárias. Durante a competição, no último final de semana, Isabella levou a prata nas categorias de arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. As Paralimpíadas Universitárias são uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro e tem como objetivo estimular a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas. Em 2021, o evento reuniu quase 400 paratletas inscritos, que representaram 180 instituições de ensino superior na disputa de sete modalidades esportivas. “Me sinto muito feliz pelas conquistas e por poder ter representado a nossa universidade e a cidade de Irati em um evento grandioso. Me sinto lisonjeada em ser a primeira paratleta da Unicentro”, comemorou a paratleta universitária.

Isabella cursa Pedagogia, pela Unicentro, no polo de Educação a Distância de Prudentópolis. A jovem de 19 anos já vinha trilhando um caminho de sucesso no esporte desde quando cursava o sétimo ano do Ensino Fundamental, quando começou a participar de competições escolares e passou a se destacar no arremesso de peso e nos lançamentos de dardo e de disco. Desde então, ela vem conquistando medalhas e recordes no atletismo, que a levaram para sua primeira experiência em jogos paralimpícos. “Minha mãe é professora de Educação Física e, desde pequena, a acompanho em jogos escolares e jogos da juventude, despertando, assim, meu interesse na prática esportiva. Com as conquistas estaduais, fui convocada para a Seleção Paranaense de Paratletismo, onde tive a honra de conquistar três medalhas de prata nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras de 2019, em São Paulo”.

Dando sequência a sua carreira esportiva, agora como estudante de graduação, Isabella pôde contar com a ajuda da Unicentro para seguir colecionando medalhas no atletismo. “A universidade me apoiou nas questões administrativas e financeiras, custeando a minha viagem, sendo um incentivo importante para a minha participação. Continuo treinando, com o apoio da minha família, para competições que estão por vir ainda este ano”, conta.

A fim de viabilizar recursos para a viagem de Isabella até as Paralimpíadas Universitárias, a Divisão de Projetos Esportivos do campus Irati, através do chefe da seção, o agente universitário Paulo Tomalchelski, conversou com a FAU, que é a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro, e com o Gabinete da Reitoria, para o custeamento das passagens da paratleta até São Paulo.

Para o professor Fábio Hernandes, reitor da Unicentro, o incentivo ao esporte é importante para a universidade, na medida em que promove transformações nas vidas das pessoas que o praticam. “Fica aqui, em nome da nossa universidade, os nossos parabéns à Isabella, a sua equipe, seus treinadores. Gostaria de dizer que, na medida do possível, nós vamos, sim, apoiar a Isabella em suas diversas competições, no que estiver ao nosso alcance, porque nós sabemos que o esporte transforma, traz vida e une as pessoas. Para a universidade, isso é uma alegria muito grande”.

Deixe seu comentário:

Veja Mais