Estado homologa Situação de Emergência em Piraí do Sul e envia ajuda humanitária
Decreto de Situação de Emergência foi homologado em Piraí do Sul em razão dos estragos provocados pela passagem de um tornado no último sábado (8)

O Estado do Paraná homologou o decreto municipal de Piraí do Sul que reconhece a condição de Situação de Emergência em razão dos estragos causados pela passagem de um tornado que se formou na região dos Campos Gerais no fim da tarde do último sábado (8). O decreto tem validade de 180 dias e assegura o respaldo legal para o município atuar de forma rápida nas áreas atingidas. Na prática, a medida autoriza a dispensa de licitação para a compra de itens de ajuda humanitária, o restabelecimento de serviços essenciais e a execução de obras urgentes de reconstrução.
O reconhecimento formal da Situação de Emergência pelas esferas estadual ou federal amplia a rede de apoio ao município. Com o aval dos demais entes da federação, é possível viabilizar a liberação de recursos operacionais diretos e garantir assistência imediata à população afetada, incluindo o acesso ao saque do FGTS e linhas de crédito especiais para agricultores atingidos.
AJUDA HUMANITÁRIA
Na manhã desta quinta-feira (13), a pedido da prefeitura, a Defesa Civil estadual destinou a segunda remessa de ajuda humanitária ao município. Foram enviadas 50 cestas básicas, 50 colchões, 50 kits dormitório (travesseiro, lençol, fronha e cobertor), 50 kits de higiene (sabonete, escova dental, pasta dental, toalha de banho, papel higiênico e absorvente) e 50 kits de limpeza (saco plástico, lixeira, pá coletora, vassoura, rodo, sabão em barra, pano limpeza, balde, luva borracha, sabão pó, esponja de limpeza e esponja de aço).
O tornado afetou os bairros Santo André, Sertão da Jararaca, Fundão, Capinzal, Vassoura, Vista e Passo do Barro, localizados na área rural. Ao todo 45 imóveis ficaram danificados, entre eles dois barracões agropecuários, um posto de saúde e seis casas que foram completamente destruídas. São 530 pessoas afetadas, incluindo usuários da unidade de saúde. Trinta e cinco moradores seguem desalojados na casa de amigos e parentes.
Veja Mais
-
MARQUE NA AGENDA!Festival Imagine será realizado neste sábado (3) no Parque do Lago, em Guarapuava
Evento gratuito reúne oficinas, histórias, jogos, brincadeiras e diferentes linguagens artísticas em uma tarde de atividades para toda a família
30/09/2026 17h00 -
LIBERADO!Portaria libera doação de sangue de pessoas com mais de 70 anos
Novo regulamento entrou em vigor nesta quarta (30)
30/09/2026 16h10 -
BORA PARTICIPAR!Revisão do Plano Diretor recebe contribuições da população até esta quinta (1º) em Guarapuava
Participação da comunidade integra o processo de planejamento urbano e territorial de Guarapuava para os próximos dez anos
30/09/2026 15h23 -
NO AQUECIMENTO!Outubro Rosa terá caminhada e atividades de promoção à saúde nesta quinta (1º) na Unicentro, em Guarapuava
As atividades começam às 8h, no auditório central do Câmpus Cedeteg
30/09/2026 14h38 -
NOVA CONTA!Sanepar aplica desconto automático na tarifa e lança fatura mais clara e moderna
Além do desconto de 25% na tarifa mínima de água e esgoto, a população paranaense passa a receber uma conta com visual moderno e funcional
30/09/2026 14h10 -
OLHO NO PRAZOInscrições para cursos técnicos na rede estadual abrem nesta quinta (1º)
Os interessados têm até 10 de novembro para se inscrever, exclusivamente na Área do Aluno
30/09/2026 13h23



