Escola bilíngue de Guarapuava comemora seu primeiro ano com evento especial
A celebração contou com homenagens e apresentações
A Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras, localizada em Guarapuava, celebrou seu primeiro ano de funcionamento com um evento emocionante que reuniu alunos, pais, professores e autoridades educacionais. A comemoração foi marcada por homenagens, apresentações culturais e discursos que reforçaram a importância da inclusão e do ensino bilíngue para a comunidade surda do município.
EMOÇÃO E RECONHECIMENTO
Durante o evento, mães e pais de alunos compartilharam suas experiências e a evolução das crianças ao longo deste primeiro ano. Ana Cristina Fresky Camargo, mãe do aluno Guilherme, destacou a dedicação dos professores e o impacto positivo na vida do filho. “Sou mãe do Guilherme e minha experiência nesse primeiro ano foi incrível. Quero agradecer a todas as professoras pela dedicação, pelo amor e carinho. Se não fosse isso, as crianças não se sentiriam acolhidas. O desenvolvimento do Guilherme foi notável, ele chega em casa entusiasmado para contar sobre os colegas e o que aprendeu. Ele está triste porque é seu último ano na escola, mas eu sei que tudo que aprendeu levará para a vida toda.”
A diretora da escola, Eliane Valentim de Abreu, também fez questão de enfatizar o trabalho coletivo que tornou o projeto uma realidade. “Passou muito rápido esse um ano e eu fico emocionada ao lembrar de todo o nosso trabalho desde o início. Tenho que agradecer e parabenizar todos que fazem parte desse trabalho: pais, alunos, professores, nossa equipe, a Prefeitura de Guarapuava, a Secretaria de Educação e o Núcleo Regional de Educação pelo suporte e apoio”, destacou Eliane.
Dagmar Marcondes, representante da Secretaria de Educação, reforçou a importância da existência da escola. “Comemorar um ano é comemorar um sonho que se tornou realidade. É comemorar a vida e os direitos daqueles que agora têm uma escola dedicada ao seu atendimento.”
Já Marlon Pires, diretor do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, destacou o impacto da escola para a comunidade surda. “A escola é uma conquista para a comunidade surda de Guarapuava. Ela representa um avanço significativo na inclusão e na educação bilíngue”, disse ele.
A ESCOLA
A Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras segue as diretrizes curriculares do município, mas todo o conteúdo é ensinado prioritariamente na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A unidade atende atualmente 25 crianças, oferecendo educação infantil e ensino fundamental até o 5º ano. O ensino é integral, com aulas pela manhã e oficinas diversificadas no período da tarde.
Com uma estrutura de 200 metros quadrados, a escola possui salas de aula, secretaria, sala de professores, banheiros adaptados, almoxarifado e um estúdio de gravação. Anexa à Escola Municipal Iná Ribas Carli, a unidade possui entrada independente para garantir um ambiente adequado aos alunos surdos.
As matrículas são preferencialmente destinadas a crianças surdas ou ouvintes filhos de pais surdos. No entanto, caso haja vagas, qualquer criança em idade escolar pode ser matriculada. A escola representa um grande avanço na inclusão e acessibilidade, garantindo que todos os alunos tenham uma educação de qualidade e bilíngue.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SEGURANÇA Prefeito Baitala anuncia início do projeto para criação da Guarda Municipal em Guarapuava
Reunião aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25) e contou com a presença dos secretários de Finanças, Planejamento, Administração e Trânsito
25/04/2025 21h00 -
OLHO NA DATAProva do PSS para estagiários será realizada neste domingo (27) em Guarapuava
Com mais de mil inscritos, prova do processo seletivo será aplicada online
25/04/2025 17h00 -
ON LINEAprenda como comprar seguidores engajados em 2025
A popularização dessa estratégia fez com que surgissem muitos sites duvidosos, tornando difícil separar o que é bom do que só traz prejuízos
25/04/2025 16h30 -
OLHA O FRIO CHEGANDOMassa de ar polar derruba temperaturas no Paraná a partir do final de semana; Guarapuava deve ter 10ºC de mínima
Em Palmas e General Carneiro, no Sul do Estado, as temperaturas mínimas podem ficar entre e 7ºC e 6ºC, segundo o Simepar
25/04/2025 16h08 -
OLHO NO FUTUROVereador Nego Silvio leva experiência do Legislativo para estudantes de Guarapuava
“É importante despertar nos jovens o interesse pela política, pois são o nosso futuro”, afirma
25/04/2025 15h23 -
OPORTUNIDADESCom 500 vagas, Secretaria da Educação publica edital do novo PSS da rede estadual de ensino
PSS é destinado à contratação temporária de professores, pedagogos e tradutores/intérpretes para a rede estadual de ensino
25/04/2025 14h50