Engenheiros e entidades de classe da região de Guarapuava são homenageados pelo Crea-PR

As homenagens ocorreram durante o 45º EPEC (Encontro Paranaense de Entidades de Classe), que ocorreu no dia 8 de novembro, em Foz do Iguaçu

15/11/2019 17H24

Na última sexta feira (8 de novembro), o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) realizou a 45ª edição do EPEC, em Foz do Iguaçu. Entidades de classe de todo o Estado participaram do evento, que contou em sua programação com o 12º Ciclo do Prêmio Crea de Qualidade – PCQ.  O Prêmio reconhece as entidades destaque nos critérios de excelência avaliados pelo Conselho, nas categorias pequenas, médias e grandes.

A avaliação funciona assim: as entidades se inscrevem e recebem a equipe de auditores do Crea-PR, que avalia 11 critérios: Sistema de Gestão, Atuação Junto ao Sistema Confea/Crea, Qualificação Profissional, Ambiente Associativo, Ética  Profissional, Políticas Públicas, Comunicação, Liderança, Responsabilidade Administrativa,  Sustentabilidade e Cidadania, e Inovação e Resultados.

Na regional de Guarapuava, duas entidades foram reconhecidas entre as melhores do Paraná. Na categoria “Inovação e Boas Práticas”, um dos projetos vencedores foi o “Hackathon do Sistema”, promovido pela APROGEO (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná), entidade que tem sede em Guarapuava.

“O grande desafio e a grande satisfação do projeto Hackathon é que a gente conseguiu desenvolver um projeto com a temática exclusiva do Crea, que é fiscalização. Nós colocamos dentro de um mesmo evento todos os atores que compõem o sistema: a academia, as entidades de classe, o Conselho como um todo (fiscalização, gerências, diretorias) e o próprio Confea. Unindo esses elos em torno de um assunto complexo, conseguimos entregar ótimos resultados, algumas inovações irão impactar o processo de fiscalização em breve”, declara o presidente da APROGEO, Jorge Campelo.

Além do prêmio “Inovação e Boas Práticas”, a APROGEO também foi agraciada com o 3º lugar na categoria “Pequenas Entidades de Classe”. 

“A importância desse reconhecimento para a APROGEO e para a Geografia como um todo é muito grande, porque a gente ganha uma visibilidade dentro do sistema, já que somos uma categoria numericamente pequena dentro do Crea-PR. Mas, mesmo assim, estamos mostrando que temos capacidade de entregar para o sistema soluções, propostas e projetos que agregam valor”, avalia Campelo.

A segunda entidade de classe homenageada da região foi a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati, na categoria “Destaque Regional”. Com 33 anos de fundação, a entidade conta com mais de 70 associados.

"Ser premiada como Associação destaque de uma regional significa ver reconhecido o trabalho e o empenho que a diretoria junto com os seus associados estão realizando. Essa é a nossa segunda premiação consecutiva, por isso, tem um significado ainda maior, que é o de evoluir sempre para sermos melhores a cada ano”, afirma o presidente da Associação, Rodolfo Penteado Garbelini.

Além das entidades, na mesma ocasião foi realizada a entrega do Prêmio Destaque Profissional, que presta homenagem aos profissionais indicados pela importância do trabalho realizado, nas categorias Carreira Destaque, Destaque Profissional e Educador Destaque.

Na região de Guarapuava, o Engenheiro Florestal Peterson Jaeger recebeu a homenagem como “Carreira Destaque”. Natural de União da Vitória, cidade onde atua, Jaeger formou-se em Engenharia Florestal na UFPR (Universidade Federal do Paraná), e fez Mestrado em Ciências Florestais na UFLA (Universidade Federal de Lavras). Atua como profissional liberal e professor de ensino superior. Já ocupou cargo de Chefe Regional do Instituto Ambiental do Paraná, além de trabalhar junto ao Instituto Emater e no PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

“Sobre a premiação, vejo que é algo revigorante; faz refletir sobre caminho trilhado e pensar no caminho a ser seguido. Considero-me apenas o representante de tantos outros engenheiros que ainda não tiveram a oportunidade de receber tal premiação. Espero também que esse evento seja cada vez mais incentivador da nova geração de engenheiros do Paraná”, afirma o vencedor da categoria “Carreira Destaque”, Peterson Jaeger.

Por fim, na categoria “Profissional Destaque”, o homenageado da região de Guarapuava foi o Engenheiro Florestal Clodoaldo Cleverson Goetz. Além de Engenheiro, ele também é advogado. Atua como professor universitário há 10 anos nos cursos de Engenharia do Centro Universitário de União da Vitoria. Atualmente é Secretário de Planejamento e Secretário de Trânsito de União da Vitória. Já atuou como inspetor chefe do Crea-PR, na inspetoria de União da Vitoria, e presidiu a Associação de Engenharia e Arquitetura do Vale do Iguaçu por dois mandatos.

“Receber o prêmio Profissional Destaque é uma grande satisfação, uma alegria ser reconhecido pelo trabalho e luta que sempre tive em prol da Engenharia. Isso me motiva a continuar empenhado nesse objetivo”, afirma Clodoaldo.

Deixe seu comentário:

Veja Mais