AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
EXEMPLO DE ORGANIZAÇÃO

Emoção marca encerramento da programação do CAPS AD III em alusão ao Setembro Amarelo em Guarapuava

Programação foi realizada na manhã desta segunda feira (30 de setembro)

terça-feira, 1 de outubro de 2019 - 08:55:00

Aproximadamente 100 pessoas acompanharam com muita emoção o encerramento da programação organizada pelo CAPS AD III – SIMPR do município de Guarapuava, em parceria com o CIS-Centro Oeste, que chamou a atenção para o Setembro Amarelo, para  prevenção ao suicídio.

O evento, realizado no auditório da Faculdade Guairacá, em Guarapuava, teve início com a encenação de uma peça teatral, com a colaboração da professora de teatro Débora de Fatima dos Santos, e que teve atores principais usuários do serviço do CAPS AD III. A peça apresentou a história de um homem, que se envolveu com uso problemático de drogas e por fim tentou o suicídio. Porém, ele não conseguiu tirar a própria vida, e retomou a vontade de viver. A peça prendeu a atenção de todos os presentes durante toda a sua encenação.

Três palestras concluíram a programação. A psicóloga Flávia Caroline Figel falou sobre prevenção do suicídio. Já Jonas Antunes das Neves e Sérgio Adriano da Cruz, emocionaram a todos com suas histórias pessoais, enfatizando a importância do trabalho do CAPS, principalmente, da valorização da vida acima de tudo, chamando também a atenção para a prevenção do suicídio e para a importância de buscar ajuda em momentos difíceis.

Na avaliação da diretora executiva do CIS-Centro-Oeste, Rosangela Padilha Pereira Viante, a programação foi encerrada com todos os objetivos alcançados. “Porém, vale ressaltar, que o trabalho de prevenção e de alerta constante deve ser mantido. O Setembro Amarelo busca mostrar a sociedade a gravidade do problema do suicídio. Porém, devemos estar sempre atentos, pois somente com trabalho constante este mal, associado, principalmente à depressão, pode ser enfrentado”, enfatizou a diretora, que representou o presidente do CIS, prefeito de Pinhão, Odir Gotardo, no evento de encerramento.

Já a coordenadora do SIMPR, Luana Nogueira, destacou a importância do trabalho nos profissionais na prevenção. “Todos, família e profissionais, têm um papel fundamental na prevenção ao suicídio. É com atividades como esta, de alerta, que o problema passa a ser visto com a sua gravidade e recebe a devida atenção. Vale destacar o trabalho de todos os profissionais envolvidos, que cada vez mais se esforçam em reduzir ao máximo este problema, que está presente em todas as classes sociais”, afirmou.

EVENTO

O evento de encerramento contou com a presença de profissionais do CAPS AD III - SIMPR de Guarapuava, de profissionais das áreas de saúde mental e secretários de saúde dos demais 19 municípios atendidos pelo consórcio CIS CENTRO- OESTE.

SE VOCÊ PRECISA FALAR COM ALGUÉM SOBRE SUICÍDIO, LIGUE PARA O CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – 188. VOCÊ SERÁ OUVIDO!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

 

 

COMENTÁRIOS