Emoção marca encerramento da programação do CAPS AD III em alusão ao Setembro Amarelo em Guarapuava

Programação foi realizada na manhã desta segunda feira (30 de setembro)

01/10/2019 08H55

Aproximadamente 100 pessoas acompanharam com muita emoção o encerramento da programação organizada pelo CAPS AD III – SIMPR do município de Guarapuava, em parceria com o CIS-Centro Oeste, que chamou a atenção para o Setembro Amarelo, para  prevenção ao suicídio.

O evento, realizado no auditório da Faculdade Guairacá, em Guarapuava, teve início com a encenação de uma peça teatral, com a colaboração da professora de teatro Débora de Fatima dos Santos, e que teve atores principais usuários do serviço do CAPS AD III. A peça apresentou a história de um homem, que se envolveu com uso problemático de drogas e por fim tentou o suicídio. Porém, ele não conseguiu tirar a própria vida, e retomou a vontade de viver. A peça prendeu a atenção de todos os presentes durante toda a sua encenação.

Três palestras concluíram a programação. A psicóloga Flávia Caroline Figel falou sobre prevenção do suicídio. Já Jonas Antunes das Neves e Sérgio Adriano da Cruz, emocionaram a todos com suas histórias pessoais, enfatizando a importância do trabalho do CAPS, principalmente, da valorização da vida acima de tudo, chamando também a atenção para a prevenção do suicídio e para a importância de buscar ajuda em momentos difíceis.

Na avaliação da diretora executiva do CIS-Centro-Oeste, Rosangela Padilha Pereira Viante, a programação foi encerrada com todos os objetivos alcançados. “Porém, vale ressaltar, que o trabalho de prevenção e de alerta constante deve ser mantido. O Setembro Amarelo busca mostrar a sociedade a gravidade do problema do suicídio. Porém, devemos estar sempre atentos, pois somente com trabalho constante este mal, associado, principalmente à depressão, pode ser enfrentado”, enfatizou a diretora, que representou o presidente do CIS, prefeito de Pinhão, Odir Gotardo, no evento de encerramento.

Já a coordenadora do SIMPR, Luana Nogueira, destacou a importância do trabalho nos profissionais na prevenção. “Todos, família e profissionais, têm um papel fundamental na prevenção ao suicídio. É com atividades como esta, de alerta, que o problema passa a ser visto com a sua gravidade e recebe a devida atenção. Vale destacar o trabalho de todos os profissionais envolvidos, que cada vez mais se esforçam em reduzir ao máximo este problema, que está presente em todas as classes sociais”, afirmou.

EVENTO

O evento de encerramento contou com a presença de profissionais do CAPS AD III - SIMPR de Guarapuava, de profissionais das áreas de saúde mental e secretários de saúde dos demais 19 municípios atendidos pelo consórcio CIS CENTRO- OESTE.

SE VOCÊ PRECISA FALAR COM ALGUÉM SOBRE SUICÍDIO, LIGUE PARA O CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – 188. VOCÊ SERÁ OUVIDO!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

 

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais