Em emocionante homenagem, Unicentro destaca legado e memória de 43 servidores

Professores e agentes universitários que faleceram antes da aposentadoria foram relembrados na programação de 36 anos da universidade

15/06/2026 17H00

A Universidade Estadual do Centro-Oeste realizou, em Guarapuava e em Irati, a solenidade Memória, Legado e Gratidão como parte da programação do seu aniversário de 36 anos, contando com apresentação da Orquestra Filarmônica Lobo Guará. O momento foi marcado por forte emoção durante a entrega das placas de agradecimento aos familiares dos 43 servidores, sendo 31 de Guarapuava e 12 de Irati, que faleceram antes da aposentadoria e tiveram as suas contribuições destacadas nesta celebração.

A iniciativa teve o propósito de relembrar e agradecer aos professores e agentes universitários que dedicaram boa parte de suas vidas à construção da universidade, em diferentes áreas do conhecimento e setores de atuação. O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, comparou a instituição a uma araucária, árvore-símbolo do Paraná. Segundo ele, a semente da universidade foi plantada na região central do estado e cuidada por muitos, o que fez com que se tornasse uma instituição forte.

“Com a homenagem nós estamos celebrando a memória das muitas pessoas que passaram pela Unicentro e deixaram as suas importantes marcas. Nesta data especial queremos registrar o nosso sincero agradecimento. O legado que deixaram permanece vivo em nossa instituição, refletido em projetos e ações junto à comunidade e nas conquistas que estamos celebrando hoje”, afirmou o reitor.

A celebração também contou com uma homenagem especial ao professor Aldo Nelson Bona, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pelas diversas contribuições à Unicentro. Ele enalteceu a memória dos colegas de instituição que partiram precocemente. “Eu compartilho a homenagem destinada a mim com todos os homenageados que são parte da história da universidade. E que possamos sempre dedicar os nossos melhores esforços para honrar a memória daqueles que estiveram aqui antes de nós”, ressaltou o secretário da Seti.

TRABALHO E DEDICAÇÃO

Em Guarapuava, na noite da última quinta-feira (11), a professora aposentada do Departamento de Pedagogia do Câmpus Santa Cruz, Regina Célia Habib Padilha, pronunciou-se em nome dos familiares. “É uma honra para nós, familiares daqueles servidores que faleceram ao longo do exercício profissional. Nós agradecemos a homenagem, que é tão genuína. Hoje é um dia para comemorar a trajetória da universidade e essa lembrança mostra a lealdade da Unicentro com os seus profissionais e isso constitui a sua identidade institucional”, enfatizou.

Regina é viúva do professor Antônio Martins Padilha, do Departamento de Ciências Contábeis do Câmpus Santa Cruz. “Ele teve a sua partida muito precoce, em 1993, com apenas 31 anos. Era um jovem sonhador, um docente muito atuante, um pesquisador incansável em encorajar os seus alunos. Trabalhou também na gestão, à época, como assessor de planejamento, contribuindo durante o processo de fusão das faculdades Fafig (Guarapuava) e Fecli (Irati). Então, em nome dele e dos demais homenageados, eu agradeço a Reitoria por essa iniciativa tão especial”.

Em Irati, na noite de sexta-feira (12), o agente universitário Alexandre Techy de Almeida Garrett foi o representante das famílias. Ele destacou que vivencia a rotina da Unicentro desde a infância, tendo acompanhado a evolução da instituição e conhecido vários dos homenageados. O pai dele, Pedro de Almeida Garrett, era docente do Departamento de Ciências Contábeis do Câmpus de Irati. “Eu frequento a universidade desde quando era criança. Brincava nos corredores, acompanhava o meu pai, e essa convivência influenciou as minhas escolhas profissionais. Cursei minha vida acadêmica na Unicentro e hoje sou funcionário”, relatou Alexandre, agradecendo a homenagem.

Confira registros do evento no Banco de Imagens da Unicentro.

Homenageados

Guarapuava  
Acioli Emerson Caldas Edilson Roberto Pacheco Paulo Rogerio Pinto Rodrigues
Adenize Aparecida Franco Evelize Vasco Péricles da Silva Costa
Ângela Moraes Teixeira Fabiano de Queiroz Jucá Rebeca Caparica
Antonio Henriques Gonçalves Cunha Gilberto Franco de Souza Renato Guimarães Pupo
Antonio Martins Padilha Jaqueline Aparecida de Arruda Watzlawick Rosana Viomar de Lima
Antonio Vamir Camilo Jonas Laskouski Sandro Aparecido dos Santos
Arildo Ferreira José Augusto Ianesko Sueli Delinski
Blandina Catarina Turco Katielle Rosalva Voncik Cordova Terezinha Saldanha 
Carlos Norberto Marcondes Liane Marta da Costa Tony Alexander Hild
Clodoaldo Madureira Marcos Vinícius Tranquilim  
Cristiane Sonego Maria Candida Brito Maciel  
     
Irati  
Ancelmo Schörner Gigliese Aparecida Mendes  
Arlene Maria Pires Giuliano Hartmann  
Attilio Antonio Disperati José Alexandre de Lucca  
Celso da Rosa Pedro de Almeida Garret  
Cilda Weber Renato Siquenel  
Eliceu Pedroso Junior Rosilda de Fátima Chaves da Silva

 

(Por Scheyla Horst, com colaboração de Wyllian Correa.)


Veja Mais