AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos

É tempo de mudanças!

por: Luiz Gustavo

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018 - 14:54:00

Dia desses eu estava preparando uma palestra para uma empresa e consultando um livro, no primeiro capítulo, intitulado MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS, estava escrito no início do primeiro parágrafo:

“Se você estiver pensando em mudar, já pode ser tarde. Isso porque as pessoas, os valores, os mercados, as empresas e os governos estão todos no vórtice¹ de um furacão, agarrados a fragmentos de um mundo que não existe mais.”²

Como foi citado no texto acima, parece que nosso mundo foi revirado e muitas pessoas não estavam preparadas para isso. E AGORA? Sentar e chorar pouco vai adiantar, nem reclamar das pessoas, das empresas ou dos governos! É preciso que entendamos a mudança como um novo caminho e que façamos dela nossa bandeira e motivação para a construção de um novo mundo.

Ao começarmos este processo, é preciso estimular a nossa percepção, devemos olhar para dentro de nós mesmos e procurarmos entender como nos enxergamos, em que estágio estamos dentro do que gostaríamos para a nossa vida e para a sociedade em que estamos inseridos, também é importante que percebamos como estão as outras pessoas e o mundo à nossa volta. Estas observações formarão nossa compreensão do mundo e dos processos de mudança que estão ocorrendo.

Então, o autoconhecimento seria o ponto de partida para a mudança, ao conhecermos nossos sentimentos, emoções e nossos motivos para agir, estaríamos mais preparados para lidarmos com as outras pessoas e melhorarmos os relacionamentos. Tendo em vista que vivemos em sociedade e precisamos da união e participação de todos na construção destes novos caminhos.

Neste momento, onde passamos a nos relacionar com as outras pessoas, torna-se importante o amadurecimento do processo de comunicação, onde falamos e ouvimos, opinamos, trocamos informações, recebemos críticas e elogios e temos ali uma oportunidade de mudança, de crescemos juntos, na medida em que somos levados a refletir sobre nossas ideias e comportamentos e nos tornarmos melhores como pessoas e como coletivo.

Neste processo de aprendizado, onde as pessoas trocam experiências e chegam a novos acordos, é muito importante que passemos a praticar estes novos conceitos, pois é na experimentação de novos modelos, que enraizamos novos comportamentos e efetivamente vamos mudando a nós mesmos e a sociedade em que vivemos.

O futuro começa a ser construído hoje! O que semeamos hoje é o que colheremos amanhã! Então, mãos à obra, é tempo de mudanças!!!

¹ Vórtice -Turbilhão, redemoinho, furacão, voragem. Fonte: Dicionário Michaelis, versão online.

² Livro: Aspectos comportamentais da gestão de pessoas - Denize Ferreira Rodrigues, Ivanildo Izaias De Macedo, Maria Elizabeth Pupe Johann, Neisa Maria Martins Da Cunha – 5. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

COMENTÁRIOS





RH & Cia

Luiz Gustavo

Luiz Gustavo chega ao Portal GR+ e em seus textos abordará questões sobre recursos humanos e cia!
É Friburguense de nascimento, carioca pelo sotaque, e paranaense de coração! Morou nos últimos cinco anos em Quedas do Iguaçu/PR, antes de vir morar em Guarapuava em novembro de 2017. Tem 46 anos, casado, um filho. Formado em Administração de Empresas, Pós- graduado em Gestão de Pessoas (RH), Pós-graduado em Gestão de Negócios e Marketing, Pós-graduado em Coach e Liderança e cursa Pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Dá palestras, ministra treinamentos e presta consultoria focada em gestão de pessoas desde 2009, tendo atendido diversas marcas locais e nacionais, ex-servidor público, atualmente trabalha como Consultor de Investimentos e de RH. Nas horas vagas, joga xadrez, aprecia leitura técnica, e adora cozinhar! Na juventude participou do grupo internacional de jovens – Ordem DeMolay, tendo sido membro fundador do Capítulo Nova Friburgo. Já adulto recebeu menção honrosa da Câmara Municipal por sua atuação na comunidade pelos trabalhos prestados à sociedade.
Escreve por hobby e paixão, acredita na disseminação do conhecimento e na educação como forma de transformação pessoal e social. Em suas linhas nos faz refletir, e como um coach, procura nos tirar da zona de conforto e nos estimula a irmos além! Se inspira nos autores consagrados e nos clássicos da literatura de negócios, e traz um pouco de sua biblioteca pessoal e pesquisa em citações e releituras das melhores ideias. Em seu primeiro artigo, escreverá sobre o CHA, um tripé da gestão de pessoas.
Seja bem-vindo!