Dom Amilton entrega ao Vaticano pedido de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava
Documentação foi entregue nessa sexta (17) e reforça tradição cultural e religiosa do município
Foto: arquivo pessoal - Dom Amilton
O bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, foi recebido no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano. Durante a agenda, que ocorreu nessa sexta-feira (17 de outubro), ocorreu a entrega oficial do pedido de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava e da Diocese.
A recepção foi feita pelo prefeito do dicastério, Cardeal Arthur Roche, e os pedidos foram entregues ao secretário, Dom Vittorio Francesco Viola, da Ordem dos Frades Menores (OFM).
O bispo levou um conjunto de documentos que expressam o desejo comum da Igreja e da sociedade guarapuavana. “Entre os documentos estavam um pouco do histórico, o pedido do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, o meu pedido oficial como bispo da Diocese, e também o pedido do prefeito e dos senhores vereadores para que Nossa Senhora de Belém fosse proclamada padroeira da cidade. Algo que ainda não temos oficialmente reconhecido pela Santa Sé”, explicou.
Segundo Dom Amilton, o pedido foi muito bem acolhido pelo secretário do Dicastério, que demonstrou atenção e apreço pela devoção mariana que marca a identidade de Guarapuava.
OFÍCIO ASSINADO PELA CÂMARA DE GUARAPUAVA
O pedido destaca a tradição e devoção histórica da comunidade guarapuavana à Santa, presente desde a fundação do município, em 1819, quando a antiga Freguesia foi criada sob a sua invocação. A intenção é que essa ligação religiosa, cultivada há mais de dois séculos, receba agora o reconhecimento oficial da Igreja Católica.
A iniciativa conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Guarapuava, por meio do Ofício 382/2025, assinado por todos os vereadores. No documento, os vereadores e vereadoras ressaltam a importância cultural, histórica e espiritual da devoção, lembrando que a Festa de Nossa Senhora de Belém, celebrada em 2 de fevereiro, é feriado municipal e uma das manifestações religiosas mais tradicionais da cidade. “A devoção popular viva, a memória histórica documentada e o unânime reconhecimento civil convergem em um único e claro sentido. Nossa Senhora de Belém não é apenas uma devoção, mas a própria identidade espiritual de Guarapuava”, consta no ofício.
60 ANOS DA DIOCESE DE GUARAPUAVA
A entrega da documentação ao Vaticano ocorre em um momento simbólico para a Igreja local, às vésperas dos 60 anos de criação da Diocese. “Acredito que todo o decreto da Santa Sé virá logo. Creio que chegará antes da Festa da Unidade, para que possamos lê-lo e celebrar com grande alegria o reconhecimento oficial de Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese de Guarapuava”, concluiu o Bispo Dom Amilton.
No âmbito municipal, o tema também foi apreciado recentemente na Câmara. No dia 7 de outubro, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária (L) 144/2025, aprovado por unanimidade, que declara oficialmente a Santa como Padroeira de Guarapuava.
(Com assessorias)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRANSPARÊNCIAPrefeito determina apuração rigorosa em suspeitas na fila do SUS — transparência máxima na mira em Guarapuava!
Confira a Nota oficial da Prefeitura sobre as apurações
03/12/2025 19h12 -
OLHO NA DATAEtapa Guarapuava do Circuito CRC marca aniversário da cidade e inscrições encerram nesta quinta (4)
Evento oferece experiência esportiva, inclusão e ações ambientais em homenagem aos 206 anos do município
03/12/2025 17h00 -
EM QUEDAIBGE aponta redução da pobreza no Paraná, que tem um dos menores indicadores do País
O Paraná chegou em 2024 como o quarto estado com a menor taxa de pessoas em situação de pobreza
03/12/2025 16h13 -
OPORTUNIDADES Prefeitura de Guarapuava abre inscrições para oficinas gratuitas de Iluminação Cênica; VEJA COMO PARTICIPAR!
Formação oferece 50 horas de aprendizado teórico e prático voltado à área técnica das artes cênicas
03/12/2025 15h23 -
OLHO NO PRESENTE!Moradores da região de Guarapuava estão entre líderes na intenção de compra de presentes neste Natal, aponta pesquisa
Sondagem da Fecomércio e Sebrae/PR aponta tíquete médio de R$ 486,74 e preferência por compras pela internet
03/12/2025 14h50 -
PROIBIDOSAnvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares; VEJA QUAIS!
Prosatril, Erenobis e Óliver não podem ser comercializados
03/12/2025 14h08



