Doação de absorventes e colagem de adesivos marcam início da semana de promoção da dignidade menstrual em Guarapuava

Durante a semana, serão feitas várias atividades relacionadas ao tema

24/05/2022 14H46

(Foto: Secom/Guarapuava)

A semana de Promoção da Dignidade Menstrual teve o seu início com entrega de absorventes e colagem de adesivos no Colégio Padre Chagas nessa segunda feira (23 de mao). A atividade faz parte de uma série de ações que vão ser feitas durante a semana. O projeto “Dignidade Menstrual” é uma parceria entre a secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, o departamento de enfermagem da Unicentro, a Uniguairacá, Centro Universitário Campo Real, a Defesa Civil e a Procuradoria da Mulher na Câmara.

A diretora do Colégio Padre Chagas, Evelyn Forquim Buco Gandra, falou da importância de participar do Dignidade Menstrual. “Projetos como este são muito importantes. Parecem simples mas fazem a diferença na vida de muitas mulheres. Ficamos felizes em participar desta proposta, visto que o ambiente escolar também é um espaço de promoção da igualdade, onde procuramos possibilitar momentos que oportunizam a valorização e empoderamento feminino”, comentou. 

Durante a semana, serão feitas várias atividades relacionadas ao tema. Nesta terça feira (24), a secretária Priscila Schran vai à Câmara de Vereadores prestar contas sobre o projeto, como a apresentação dos números arrecadados, quais são as instituições que ajudam e quantos absorventes foram distribuídos. Além disso, durante toda a semana vão ser intensificadas as doações dos materiais.

“Acredito que demos um passo muito importante que foi a transformação de uma simples ação solidária de arrecadação e entrega de absorventes para a criação de uma política pública de combate à pobreza menstrual. O programa vai muito além de apenas entregar e distribuir os absorventes, mas também passa por questões de promoção da saúde das mulheres, por processos educativos, compreensão sobre o próprio corpo e do seu ciclo”, explicou a secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres, Priscila Schran.

A lei nº 3194/2021, foi sancionada no ano passado com o projeto de lei proposto pela vereadora Bruna Spitzner, com o objetivo de combater a pobreza menstrual, um problema que afeta 28% das mulheres na faixa etária entre 14 e 45 anos em todo o Brasil. Uma das consequências disso é a evasão escolar, pois as alunas podem perder até 45 dias de aulas, levando à reprovação por falta.  

No sábado (28), que é o dia internacional da dignidade menstrual, vão ser feitas duas rodas de conversas com as mulheres agricultoras nos distritos de Entre Rios e Guará.

A partir desse ano, o nome do projeto mudou de “Dignidade Feminina” para “Dignidade Menstrual”, respeitando todas as pessoas que menstruam. 

A secretária Priscila Schran e a propositora da lei da Dignidade Menstrual, a vereadora Bruna Spitzner estiveram presentes na entrega e na colagem dos adesivos.

A iniciativa tem pleno apoio do prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes. O chefe do executivo municipal salienta que a dignidade deve ser encarada como fator primordial na sociedade e que o respeito para com o próximo precisa ser evidenciado todos os dias. “Todas as pessoas merecem cuidados para a manutenção de sua dignidade. Este é um direito adquirido. Essa é uma tarefa diária e que depende de todos. A ‘dignidade menstrual’ faz parte deste processo de respeito e empatia. O assunto precisa ser discutido, divulgado e ampliado o máximo possível”, considera Celso. 

Deixe seu comentário:

Veja Mais