Do Cadastro Único à Carteira da Pessoa Idosa: Paraná em Ação reúne serviços que podem facilitar a vida de quem precisa em Guarapuava
Atendimento no Joaquim Prestes permite atualizar documentos, buscar informações sobre benefícios sociais e conhecer a rede de assistência de Guarapuava
Foto: Secom
Há serviços públicos que podem fazer diferença na vida de uma família, mas que muitas vezes ficam escondidos atrás de siglas, documentos e burocracia. No Paraná em Ação, em Guarapuava, a proposta é justamente encurtar esse caminho.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, levou para o Ginásio Joaquim Prestes uma série de atendimentos voltados à população. Entre eles estão o Cadastro Único, orientações sobre benefícios sociais, emissão da Carteira da Pessoa Idosa e auxílio para obtenção da segunda via da certidão de nascimento.
A programação começou nesta quinta-feira (20 de agosto de 2026) e segue até sábado (22).
Um cadastro que pode abrir portas
Um dos principais serviços oferecidos é o Cadastro Único, que pode ser feito por famílias que ainda não possuem registro ou atualizado por quem já está cadastrado.
A equipe também orienta os moradores sobre programas e benefícios sociais, incluindo o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas idosas e pessoas com deficiência que atendam aos critérios previstos.
A orientação presencial pode ajudar quem tem dúvidas sobre os procedimentos e sobre quais caminhos seguir para acessar os serviços.
Carteira da Pessoa Idosa também está disponível
Outro atendimento que pode interessar especialmente ao público com 65 anos ou mais é a Carteira da Pessoa Idosa.
O documento facilita o acesso a direitos e benefícios destinados a esse público e está entre os serviços disponibilizados pela Secretaria durante o evento.
Para quem enfrenta dificuldades com documentação, há ainda auxílio relacionado à segunda via da certidão de nascimento.
O documento pode ser necessário para a emissão de outros documentos, como a Carteira de Identidade (RG), principalmente quando a primeira via está rasurada ou já não pode ser utilizada.
E não é só documento
A estrutura montada no Joaquim Prestes também funciona como uma porta de entrada para quem precisa conhecer melhor a rede municipal de assistência social.
Os profissionais prestam informações sobre o CRAS, o CREAS e o serviço Família Acolhedora, permitindo que o cidadão entenda onde procurar ajuda de acordo com sua necessidade.
Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves, concentrar esses serviços em um único espaço facilita o acesso da população.
“A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social trouxe para esse espaço os serviços do Cadastro Único, seja para novo cadastro, renovação ou atualização. Também estamos oferecendo a Carteira da Pessoa Idosa 65+, a segunda via da certidão de nascimento […] além de orientações e informações sobre o CRAS, a Família Acolhedora e o CREAS”, afirmou.
A secretária também fez um convite aos moradores para conhecerem a estrutura.
“Venha para cá, conheça os serviços, receba a orientação e também visite as outras secretarias e conheça os serviços disponíveis”, destacou.
Ainda dá tempo de procurar atendimento
Tem Cadastro Único para atualizar? Precisa de orientação sobre benefícios? Conhece alguém com 65 anos ou mais que pode precisar da Carteira da Pessoa Idosa?
O Paraná em Ação continua no Ginásio Joaquim Prestes, reunindo diferentes serviços públicos em um único local.
- Sexta-feira (21): das 9h às 17h
- Sábado (22): das 9h às 12h
- Ginásio Joaquim Prestes — Guarapuava
A iniciativa busca transformar informação em acesso e aproximar serviços públicos de quem precisa deles.
Acompanhe o GMais Notícias para mais informações de Guarapuava e região.
#GMaisNoticias #Guarapuava #ParanáEmAção #AssistênciaSocial #CadastroÚnico #BolsaFamília #BPC #CarteiraDaPessoaIdosa #CRAS #CREAS #FamíliaAcolhedora #Cidadania #ServiçoPúblico #GuarapuavaPR #Paraná #Notícias #Informação #UtilidadePública
Veja Mais
-
CULTURA!Guarapuava vive sucesso cultural e Denise Stoklos promete fechar festival com chave de ouro nesta sexta (23
Com programação gratuita, diversidade artística e grande procura por ingressos, 2º Festival Santa Maria de Cultura chega ao final marcado por sucesso absoluto
23/10/2026 10h50 -
QUALIFICAÇÃO!Agentes de saúde participam de formação sobre enfrentamento à violência contra a mulher em Guarapuava
Formação realizada em parceria com a Prefeitura e o Centro Universitário Campo Real aborda a identificação de sinais de violência, o acolhimento das vítimas e os encaminhamentos à rede de proteção
23/10/2026 09h50 -
FLAGRANTECaminhão é interceptado na BR-277 com mais de uma tonelada de maconha em Guarapuava
Operação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Federal terminou com a prisão de um motorista de 30 anos; droga estava escondida em 24 caixas no compartimento de carga do veículo
23/10/2026 09h10 -
INVESTIMENTOS!Guarapuava inaugura nova UBS com investimento superior a R$ 2 milhões e amplia atendimento para 15 mil moradores
Unidade 2000 – Unidade 2 reforça os investimentos do município na saúde, amplia a capacidade de atendimento na região e oferece farmácia para facilitar o acesso a medicamentos
23/10/2026 08h50 -
FATALIDADETrabalhador desaparecido é encontrado morto ao lado de trator tombado em ribanceira no Paraná
Operador rural estava desaparecido desde terça-feira (20); corpo foi localizado na área rural de Campina do Simão, após buscas da Polícia Militar. Circunstâncias da ocorrência serão investigadas
23/10/2026 08h10 -
VIOLÊNCIAViolência no Primavera: dois homens com deficiência são agredidos a socos e chutes em Guarapuava
Segundo a Polícia Militar, vítimas de 43 e 47 anos relataram as agressões após consumo de bebidas alcoólicas
23/10/2026 07h47



