Dez anos de serviços prestados

* Por Marcos Sidnei Skorupski

24/05/2023 10H07

* Por Marcos Sidnei Skorupski 

Hoje parei para fazer a soma, e já faz dez anos que iniciei as minhas atividades laborais no grande mundo do trabalho. Uma década que passou voando, e ao mesmo tempo, foi rica em experiências e aprendizados.

Lembro-me que no primeiro ano do Ensino Médio, conversei com o diretor do colégio em que estudava e pedi ao mesmo se conseguiria me indicar para alguma vaga de trabalho com algum contato. Em questão de dias, fui para a minha primeira entrevista, totalmente despreparado. Deu certo. No momento de ser contratado, não foi dessa vez: eu ainda não tinha todos os documentos necessários! Corri atrás disso, e por intermédio de uma pessoa da família que conversou com uma colaborada de uma escola, consegui uma nova entrevista, em um novo lugar. Lembro que fui entrevistado num dia e comecei a trabalhar no dia seguinte. Era um projeto social no contraturno: as crianças que estudavam à tarde, participavam do projeto no período da manhã, e esse era o meu turno.

Em sala de aula pela primeira vez e sem absolutamente nenhuma experiência, aprendi muitas coisas. O amor pela comunicação e pela área educacional começou a aparecer. Lembro que quando encerrou o ano escolar, uma aluna me presenteou com um coelho de pelúcia, que era um brinquedo especial dela. Guardo este presente até hoje.

Saindo da escola, trabalhei em diversos locais e funções: supermercado, laboratório de informática, atendente em secretaria, setor financeiro, e outros. Fiz teste em uma central de telemarketing. Trabalhei em banco por um dia – fui chamado para substituir uma funcionária que estava doente. Gravei um comercial para a TV. Já vendi até brinquedo na praça!

No segundo ano na universidade, ingressei em um programa de iniciação a docência, e retornei para a sala de aula, como auxiliar de professor. Lá estava eu, retornando para o ramo da educação. Aprende aqui e pratica lá, dentro de um breve tempo, estava atuando como pedagogo em uma instituição. Lá conheci um novo público de alunos, experiência que me fez criar gosto pela educação profissional.

Enfim, foram várias atividades ao longo desses dez anos, e acredito que nos próximos dez, as atividades serão ainda mais diversificadas. Há algumas semanas, estava palestrando em cidades vizinhas, algo que jamais achei que faria quando iniciei a carreira de trabalhador, em 2013. Um objetivo que almejava era ser professor de Oratória, e nos dias de hoje, estou quase finalizando a minha sexta turma deste curso. Até entrevistas de rádio e cerimonialista de eventos estão na lista de atividades realizadas!

Recentemente, encontrei com uma colega de um antigo trabalho, por acaso. Conversamos e rimos por alguns minutos. Percebi que mesmo o tempo tendo passado, o carinho permaneceu o mesmo. O trabalho é uma esfera importante em nossas vidas, e é de grande importância cultivar bons relacionamentos neste âmbito. Em dez anos trabalhados, tive a chance de conhecer pessoas excepcionais e inspiradoras em minha trajetória, com algumas mantenho a amizade até hoje. Se um terço da vida nós vamos passar trabalhando, uma coisa é certa: trabalho também é lugar de ser feliz!

24 de Maio de 2023.

Independente

Deixe seu comentário:

Veja Mais