Deputado solicita cancelamento do reajuste na conta de água e esgoto da Sanepar

O pedido foi feito à Agepar

27/11/2020 08H46

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) protocolou um requerimento na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) solicitando o cancelamento da tarifa de reajuste nas contas de água e esgoto da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), previsto para o mês de maio de 2021.

O pedido foi feito à Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) com base nos reflexos negativos causados pela pandemia na economia do Paraná e em todo o país, que ainda devem ser sentidos em 2021.

Segundo o deputado, o cidadão paranaense não pode ser penalizado com aumento de tarifa de consumo de água e esgoto já que boa parte da população ainda luta pela manutenção dos seus empregos.

“Requer-se para que este ajuste econômico-financeiro na tarifa seja cancelado para o exercício de 2021, vez que o ajuste financeiro advindo do reajuste anual já será capaz de manter o equilíbrio da empresa , por conta dos graves reflexos da crise nacional que assola os consumidores por conta dos reflexos da pandemia do coronavírus (Covid-19)”, diz trecho do documento.

A Agepar aprovou um reajuste de 9,62% na tarifa de água e esgoto em agosto deste ano, mas o aumento foi suspenso em setembro após um pedido do governo do Paraná.

A composição do reajuste de 9,62% era dividido em 6,1860% da variação dos custos (energia elétrica, produtos químicos utilizados no tratamento da água, entre outros) e de uma composição de indexadores que incidem na variação da cesta de índices (IPCA, IGP-M e INPC), e os 3,4439% restantes tratavam-se da quarta parcela do diferimento tarifário aprovado em 2017 (2,11% acrescidas da taxa Selic).

Deixe seu comentário:

Veja Mais