Depen cria unidade de custódia para mulheres na região de Guarapuava
Os 90 detentos que estavam na unidade foram distribuídos entre as demais unidades prisionais da região

Cerca de 150 presos foram movimentados de unidade nesta quinta feira (30 de julho), na região de Guarapuava, Centro-Sul do Paraná. A ação se deu para a transformação da Cadeia Pública de Pitanga em uma unidade de custódia exclusivamente feminina. Os 90 detentos que estavam na unidade foram distribuídos entre as demais unidades prisionais da região.
A retirada dos detentos de Pitanga e a transferências das mulheres para a unidade foram feitas sob coordenação de agentes penitenciários do Setor de Operações Especiais (SOE) do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), com o apoio da Companhia de Choque e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 16º Batalhão da Polícia Militar.
“Por volta das seis horas, um comboio de viaturas removeu os 90 presos homens que estavam em Pitanga para a Cadeia Pública de Guarapuava e para a Penitenciária Industrial e Unidade de Progressão da Penitenciária Estadual”, explicou o coordenador regional, Antonio Marcos Camargo de Andrade.
DEMANDA
A ação já era uma demanda antiga do próproio depen e de familiares das detentas. “Estávamos com isso planejado há algum tempo, em vista de oferecer uma melhor custódia aos presos e, também, cumprir o que determina a Lei de Execuções Penais. Porém, por conta da pandemia, tivemos que adiar o plano por uns meses”, disse Antonio Marcos.
Antes de os presos serem definitivamente incorporados às novas unidades, todos - homens e mulheres - precisaram passar por um processo para evitar qualquer contágio de Covid-19.
“Todos passaram por um teste rápido para detectar o coronavírus e, da mesma forma, serão mantidos em galerias isoladas por mais de 14 dias”, disse o coordenador regional.
Segundo ele, foram seguidos rigorosamente os protocolos estabelecidos pelas Secretaria da Segurança e da Saúde. “Além da quarentena e dos testes, antes de receber as novas presas, a unidade de Pitanga passou por revista estrutural minuciosa e também foi completamente higienizada e desinfectada”.
Além dos 90 homens que estavam em Pitanga, 51 mulheres de outras unidades prisionais da região (Guarapuava e Manoel Ribas) também foram movimentadas. Elas foram retiradas de suas unidades e, agora, passam a ser custodiadas na Cadeia Pública de Pitanga.
COMBOIO
O comboio foi composto por nove viaturas do Depen (quatro de Guarapuava e duas de Francisco Beltrão e outras três viaturas do SOE de Francisco Beltrão) e quatro viaturas do 16º Batalhão da Polícia Militar (sendo três da Companhia de Choque e uma da Rotam). Ao todo, 19 agentes penitenciários e 14 policiais militares participaram da ação.
MANOEL RIBAS
Outra unidade que agora passa por mudança de perfil de presos é a Cadeia Pública de Manoel Ribas. “Retiramos 22 presos do local - 16 homens e seis mulheres. A unidade agora passará servir como local de custódia de presos do seguro”, explicou o coordenador regional, Antonio Marcos. Estão previstas adaptações estruturais a serem feitas nas próximas semanas, em regime emergencial, tanto em Manoel Ribas quanto em Pitanga.
“Estas mudanças darão aos internos melhores experiências e mais oportunidades de mudança de vida, com estudo e trabalho. Temos certeza de que esses procedimentos e situações que estamos oferecendo aos presos mostrarão para eles que vale a pena ser um cidadão de bem, voltar à sociedade”, destacou Antonio Marcos.
Veja Mais
-
OLHO NA ESTRADA!Via Araucária prevê aumento de 17% no fluxo de veículos durante o feriado de Finados na região de Guarapuava; confira como viajar economizando
Concessionária estima a circulação de 316 mil veículos entre 30 de outubro e 2 de novembro; sexta-feira deve concentrar movimento intenso
27/10/2026 17h00 -
ELEIÇÕES 2026Ratinho Junior assina decreto que estabelece regras da transição para governador eleito
Documento estabelece as normas para o compartilhamento das informações sobre a situação do Estado ao futuro governador e sua equipe
27/10/2026 16h10 -
NO BOLSOGoverno prorroga por um mês subvenção de R$ 2,12 ao diesel
Medida será formalizada por meio de portaria
27/10/2026 15h23 -
OLHO NA ESTRADA!BR-277 terá operação especial para instalação de vigas pré-moldadas em Irati a partir desta quarta (28)
Atividades programadas incluem transporte das estruturas, controle de tráfego e interdições
27/10/2026 14h43 -
NO SOLO!Paraná vai fechar o ano com mais de 15 milhões de espécies nativas distribuídas desde 2019
Mudas também atendem a iniciativas como o Programa de Regularização Ambiental
27/10/2026 14h10 -
NOVO GOVERNO!Moro escolhe paranaense de Goioerê para ser a secretária de Educação do Paraná
Aparecida de Fátima Gavioli construiu carreira na educação pública, comandou as redes estaduais de Rondônia e Goiás e chega com experiência em gestão e resultados no ensino médio
27/10/2026 13h23


