Depen cria unidade de custódia para mulheres na região de Guarapuava
Os 90 detentos que estavam na unidade foram distribuídos entre as demais unidades prisionais da região
Cerca de 150 presos foram movimentados de unidade nesta quinta feira (30 de julho), na região de Guarapuava, Centro-Sul do Paraná. A ação se deu para a transformação da Cadeia Pública de Pitanga em uma unidade de custódia exclusivamente feminina. Os 90 detentos que estavam na unidade foram distribuídos entre as demais unidades prisionais da região.
A retirada dos detentos de Pitanga e a transferências das mulheres para a unidade foram feitas sob coordenação de agentes penitenciários do Setor de Operações Especiais (SOE) do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), com o apoio da Companhia de Choque e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 16º Batalhão da Polícia Militar.
“Por volta das seis horas, um comboio de viaturas removeu os 90 presos homens que estavam em Pitanga para a Cadeia Pública de Guarapuava e para a Penitenciária Industrial e Unidade de Progressão da Penitenciária Estadual”, explicou o coordenador regional, Antonio Marcos Camargo de Andrade.
DEMANDA
A ação já era uma demanda antiga do próproio depen e de familiares das detentas. “Estávamos com isso planejado há algum tempo, em vista de oferecer uma melhor custódia aos presos e, também, cumprir o que determina a Lei de Execuções Penais. Porém, por conta da pandemia, tivemos que adiar o plano por uns meses”, disse Antonio Marcos.
Antes de os presos serem definitivamente incorporados às novas unidades, todos - homens e mulheres - precisaram passar por um processo para evitar qualquer contágio de Covid-19.
“Todos passaram por um teste rápido para detectar o coronavírus e, da mesma forma, serão mantidos em galerias isoladas por mais de 14 dias”, disse o coordenador regional.
Segundo ele, foram seguidos rigorosamente os protocolos estabelecidos pelas Secretaria da Segurança e da Saúde. “Além da quarentena e dos testes, antes de receber as novas presas, a unidade de Pitanga passou por revista estrutural minuciosa e também foi completamente higienizada e desinfectada”.
Além dos 90 homens que estavam em Pitanga, 51 mulheres de outras unidades prisionais da região (Guarapuava e Manoel Ribas) também foram movimentadas. Elas foram retiradas de suas unidades e, agora, passam a ser custodiadas na Cadeia Pública de Pitanga.
COMBOIO
O comboio foi composto por nove viaturas do Depen (quatro de Guarapuava e duas de Francisco Beltrão e outras três viaturas do SOE de Francisco Beltrão) e quatro viaturas do 16º Batalhão da Polícia Militar (sendo três da Companhia de Choque e uma da Rotam). Ao todo, 19 agentes penitenciários e 14 policiais militares participaram da ação.
MANOEL RIBAS
Outra unidade que agora passa por mudança de perfil de presos é a Cadeia Pública de Manoel Ribas. “Retiramos 22 presos do local - 16 homens e seis mulheres. A unidade agora passará servir como local de custódia de presos do seguro”, explicou o coordenador regional, Antonio Marcos. Estão previstas adaptações estruturais a serem feitas nas próximas semanas, em regime emergencial, tanto em Manoel Ribas quanto em Pitanga.
“Estas mudanças darão aos internos melhores experiências e mais oportunidades de mudança de vida, com estudo e trabalho. Temos certeza de que esses procedimentos e situações que estamos oferecendo aos presos mostrarão para eles que vale a pena ser um cidadão de bem, voltar à sociedade”, destacou Antonio Marcos.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
UTILIDADE PÚBLICAVai faltar água em Guarapuava na terça (8), alerta Sanepar
A previsão é de que o abastecimento normalize a partir das 14 horas, de forma gradativa
06/10/2024 17h04 -
OLHO NO PRAZOInscrições para o Vestibular UTFPR terminam na próxima quarta (8)
Provas também serão realizadas em Guarapuava
06/10/2024 14h50 -
PREPARAÇÃOParóquias da diocese de Guarapuava iniciam visitas missionárias em preparação para o Jubileu de 60 anos
No ano de 2025, a caminhada missionária será norteada pelo tema “Peregrinos da Esperança”
06/10/2024 12h50 -
RECONHECIMENTOProjeto do curso de Administração da Unicentro é premiado na fase estadual do Desafio Liga Jovem
Mais de 49 mil estudantes de todo o país participam desta edição do Desafio Liga Jovem
06/10/2024 10h50 -
ELEIÇÕES 2024Não foi votar? Saiba como justificar ausência
Data limite estabelecida para o primeiro turno é 5 de dezembro
06/10/2024 10h10 - ALERTAParaná está em alerta amarelo para baixa umidade do ar. Veja as regiões afetadas 06/10/2024 09h50