Definição do cenário político em Guarapuava passa por Cesar Filho

* Por Rogério Thomas

10/10/2021 10H33

Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2022, os bastidores políticos andam fervilhando em Guarapuava.

Vale lembrar que até o registro efetivo das candidaturas, que deve ocorrer em agosto de 2022, tudo que está em discussão não passa de especulações.

Em período pré-eleitoral, tudo é possível e todas as análises devem ser avaliadas.

Em Guarapuava, a definição do ex-prefeito Cesar Filho sobre o seu futuro político será decisivo para “acomodar as peças”.

Cesar Filho, que é o atual presidente estadual do Podemos, correu o Estado e buscou uma costura para uma eventual candidatura ao Governo do Paraná. Afinal, o partido conta com os três senadores paranaenses filiados e tem na figura de Álvaro Dias sua maior referência.

Porém, as costuras de Cesar esbarraram na candidatura à reeleição de Ratinho Junior, que já “amarrou” a maioria dos grandes partidos junto à sua base.

Sondou-se ainda uma possível candidatura de Cesar à vice na chapa de Ratinho Junior, o que também não evoluiu, uma vez que a esmagadora maioria da base de Ratinho defende a permanência de Darci Piana como seu vice.

Na contramão disso, esta semana, Alvaro Dias anunciou que não será candidato à presidência, como ocorreu em 2018, onde participou da disputa pelo cargo maior do País. Ele anunciou sua candidatura à reeleição ao Senado. Vale destacar, que em 2022 o Paraná tem apenas uma vaga em disputa.

Contra Álvaro Dias, se confirmar a candidatura, devem vir Guto Silva (o mais cotado) ou até mesmo Sandro Alex, dois secretários estaduais que “colaram” em Ratinho Junior e conseguiram projeção estadual.

Com este cenário, pessoas próximas a Cesar Filho, dão como certa sua candidatura a deputado federal. Se confirmar essa possibilidade, em Guarapuava ele deve dobrar com a mãe, a atual deputada Cristina Silvestri.

 À sombra da definição de Cesar Filho, estão muitos nomes propensos a disputar as eleições de 2022, mesmo pelo seu grupo, no cargo de deputado federal.

Com o cenário de especulações, Guarapuava deve ter de 2 a 3 candidatos a deputado federal e de 5 a 6 estaduais.

Mas, como cavalo já voou (Pegasus, na Mitologia Grega), nos resta dizer que até mesmo é possível ver vacas voando em período pré-eleitoral, nas definições de bastidores dos nomes que irão disputar o pleito em 2022.

Rogério Thomas

Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Comunicação Social - Bacharelado em Jornalismo. Já correu esse mundão de Deus, mas ainda não viu de tudo.

Deixe seu comentário:

Veja Mais