Defesa Civíl do Paraná entrega equipamentos para combate a incêndios florestais a 100 municípios

Vice-prefeita, Rosângela Virmond, participou da cerimônia e destacou a importância da prevenção diante da estiagem prevista

16/04/2025 08H08

A Defesa Civil do Paraná realizou nessa terça-feira (15 de abril), a entrega de equipamentos destinados à prevenção e ao combate de incêndios florestais para 100 municípios que integram a Força-Tarefa de Resposta a Queimadas. A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, entre elas a vice-prefeita de Guarapuava, Rosângela Virmond, os secretários estaduais João Carlos Ortega (Casa Civil), Hudson Teixeira (Segurança Pública), Santin Roveda (Justiça e Cidadania) e Ulisses Maia (Planejamento).

Entre os materiais distribuídos estão 175 kits picape, 300 sopradores e mil tanques cisternas equipados com motobomba, um investimento de R$ 22,7 milhões do Governo do Estado, fundamentais para o enfrentamento de queimadas, especialmente em um período com forte previsão de estiagem em todo o estado.

Os kits também contemplam o Corpo de Bombeiros, que atuará em parceria com os municípios para garantir uma resposta rápida e eficaz diante de focos de incêndio em áreas de vegetação.

“Verificamos os equipamentos que serão entregues para os 100 municípios da Força-Tarefa de Resposta a Queimadas. São materiais que serão de grande utilidade para garantir eficiência e agilidade no combate aos incêndios florestais, além de auxiliar na gestão hídrica nesse período de seca que se aproxima”, afirmou o coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil.

A vice-prefeita de Guarapuava, Rosângela Virmond, destacou o papel da integração entre municípios e governo estadual para proteger vidas e o meio ambiente. “A prevenção é o nosso melhor instrumento. Equipar os municípios e estruturar adequadamente é uma ação estratégica e urgente diante do cenário de estiagem que se aproxima. Guarapuava está comprometida com esse esforço coletivo e com a preservação de nossas áreas verdes”, afirmou Rosângela.

A iniciativa faz parte dos programas de prevenção da Defesa Civil do Paraná, que incluem formações técnicas, treinamentos operacionais e estratégias de enfrentamento de desastres naturais e incêndios florestais. Com os novos equipamentos, o Estado fortalece a capacidade de resposta dos municípios, especialmente aqueles mais vulneráveis a queimadas nos meses mais secos do ano.

Deixe seu comentário:

Veja Mais