Custos de Importação da China: guia completo para importadores

Entenda como cada custo interfere em uma importação da China

30/09/2024 09H50

(crédito: divulgação/Adobe Stock)

A importação da China pode - e deve - trazer lucro ao empreendedor. Mas antes disso, é importante saber quais são os custos de uma operação do tipo.

Essa noção, mecânica e processual, vai garantir que a importação seja eficiente, sem trazer surpresas financeiras desagradáveis ao importador.

Uma transação internacional envolve fatores distintos, que podem impactar o seu orçamento desde o valor do produto até a emissão de documentos.

Neste guia, vamos explicar como cada custo interfere em uma importação da China para que você gerencie a sua operação de forma ainda mais eficaz.

1. Custo do Produto

O objetivo principal de uma importação da China é gerar lucro no mercado nacional com um produto que foi fabricado no exterior.

Logo, o custo mais óbvio desse processo é o do produto, que pode até ser negociado na intenção de garantir condições de pagamento ainda melhores.

2. Frete Internacional

Neste caso, é preciso considerar os diferentes modais, uma vez que uma importação da China exige a combinação de meios de transporte variados.

O Frete Marítimo costuma ser a opção mais econômica, principalmente para importações em grandes volumes, mas exige prazos de entrega maiores.

Seu cálculo é feito de acordo com a distância entre os portos de destino e origem e com o volume ou peso da carga.

O Frete Aéreo traz como vantagem a velocidade da entrega e é ideal para mercadorias em quantidades menores. No entanto, seu custo é mais elevado.

Diferente do transporte marítimo, no modal aéreo o custo tem como base apenas o peso e o volume da carga que será transportada.

3. Frete Nacional

Além dos fretes internacionais, também é preciso considerar os custos dos fretes rodoviários ou ferroviários, usados para o transporte interno.

Isso vale para deslocamentos entre regiões diferentes tanto no país de origem (nesse caso a China) quanto no país de destino (que seria o Brasil).

4. Seguro de Carga

Uma forma de evitar prejuízos por perdas, danos ou roubos é contratando um seguro de cargas de uma transportadora ou empresa especializada.

Para saber o valor do custo é preciso levantar o valor total da carga, uma vez que o seguro terá como base um percentual deste número.

5. Impostos

II (Imposto de Importação): Regulamenta a entrada de mercadorias estrangeiras em todo o território nacional.

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): Incide sobre as operações de crédito, de câmbio, de seguro ou de títulos.

IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): Incide sobre produtos industrializados e promove equilíbrio entre indústrias.

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços): Incide sobre a circulação de mercadorias em diferentes estados.

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social): Incide sobre a entrada de bens e iguala as produções nacional e estrangeira.

6. Desembaraço Aduaneiro

Toda importação da China exige os cuidados de um despachante aduaneiro, responsável pela documentação e liberação da mercadoria na alfândega.

Desta forma, o importador deve arcar com os custos do serviço prestado por esse agente, além da emissão de todos os documentos solicitados.

A lista de comprovações é composta por documentos como a Fatura Comercial, a Packing List, o Certificado de Origem e o Conhecimento de Embarque.

7. Taxas Portuárias

Nos momentos de entrada ou saída de uma carga, os portos costumam cobrar uma taxa referente ao uso das suas instalações.

Isso significa que uma importação da China também tem custos ligados à serviços de manuseio e de armazenagem nos terminais.

8. Custos Adicionais

Nem todo produto exige processos de inspeção para a emissão de certificações específicas, mas este pode ser um custo extra para a sua importação da China.

É desta forma que os órgãos responsáveis pelos padrões de segurança e qualidade garantem a permissão na importação de mercadorias estrangeiras.

Deixe seu comentário:

Veja Mais