Crea-PR orienta sobre manutenção de aquecedores a gás

Devido ao tradicional clima frio da região de Guarapuava, muitas famílias utilizam o sistema de aquecimento de água a gás

20/07/2019 16H06

Banhos quentes e mais demorados são comuns no inverno e, para economizar energia, muitas pessoas optam pelo aquecedor a gás nas residências. Esta alternativa permite aos usuários que tenham um banho tranquilo e relaxante, porém o que nem todos sabem são os cuidados que este tipo de equipamento precisa ter.

O Inspetor da Regional Guarapuava do Crea-PR, Engenheiro Mecânico Rafhael De Nez, aponta que a precaução deve ser tomada primeiramente no projeto e instalação. “Na aquisição, o consumidor deve avaliar o gás, a pressão da água e o tipo de tubulação disponível no local em que se deseja instalar o equipamento. Deve ser analisado o tipo de exaustão do equipamento, se é natural ou forçada, sendo que a natural não pode ser utilizada em locais acima do terceiro andar. Deve-se ficar atento à vazão nominal da ducha que será instalada, pois a partir desta vazão e de uso de pontos simultâneos será dimensionada a potência do aquecedor”, explica.

O cuidado se estende à manutenção do sistema de aquecimento, que deve ser realizada anualmente, de acordo com o Engenheiro Mecânico. “A manutenção é muito importante, porque a inalação de CO2 em ambientes confinados pode ocasionar a morte. Nesse contexto, a contratação de profissionais habilitados para acompanhar os processos de instalação e manutenção é fundamental para que os usuários tenham o melhor desempenho do aparelho e evitem riscos à saúde”, afirma De Nez.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

As principais vantagens do aquecimento a gás em relação ao chuveiro elétrico são a redução do consumo de energia elétrica, que impacta diretamente no valor da conta ao final do mês, o conforto de um banho com pressão da água elevada e temperatura ajustável de acordo com a preferência do usuário, e a comodidade de ter aquecimento da água em diversos pontos ao mesmo tempo.

As principais desvantagens são o maior consumo de água, e o custo maior no momento da aquisição do equipamento, que necessita dispor de encanamento específico para instalação.

COMO EVITAR ACIDENTES

Alguns cuidados podem ser tomados pelos usuários para evitar acidentes e prolongar a vida útil dos aquecedores. O primeiro passo é conferir se a voltagem e a potência do aparelho são compatíveis com a fiação elétrica do imóvel. Em caso de dúvida o consumidor pode procurar um Engenheiro Eletricista. Outra dica é na hora da viagem de férias. É importante que os usuários fechem os registros para evitar possíveis vazamentos de gás.

(Foto: Ilustrativa)

Deixe seu comentário:

Veja Mais