AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
PARCERIA

Crea-PR e IAP firmam convênio para atuar com cooperação técnica em todo o Estado

Na região de Guarapuava, parceria contribuirá, sobretudo, na detecção do exercício ilegal das profissões da En-genharia, Agronomia e Geociências

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019 - 13:29:00

Entre 2019 e 2023, o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) atuarão em modelo de cooperação técnica, por meio de um canal direto de troca de informações entre as instituições, que permitirá mais agilidade na reparação de irregularidades. O convênio, que passa a valer em fevereiro, tem como objetivo aliar a expertise do Conselho e do Instituto, de modo a compartilhar informações previamente disponíveis, para que o trabalho de fiscalização torne-se mais direcionado e eficaz.

“O poder de autuação de cada instituição fica limitado em sua área de competência, porém na área de fiscalização muitas vezes são detectadas infrações que fogem da atribuição legal do órgão. Por esse acordo de cooperação, quando identificarmos irregularidades, poderemos trocar informações de maneira direta, acelerando o processo de fiscalização e exercício de poder”, explica a Gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Engenheira Ambiental Mariana Alice de Oliveira Maranhão.

O convênio tem abrangência estadual, portanto, a regional de Guarapuava do Crea-PR e do IAP também atuarão dentro da mesma lógica de cooperação. Para a Engenheira Ambiental, uma das principais contribuições da parceria será a possibilidade de ampliação das fiscalizações e consequente otimização da detecção do exercício ilegal das profissões.

“Tanto o Crea-PR poderá utilizar informações no banco de dados do IAP, quanto o IAP terá acesso aos dados do Crea-PR. Isso ajudará a direcionar os trabalhos, porque, por exemplo, contribuiremos com o IAP para apontar se as empresas de Engenharia que enviam relatórios ambientais contam com a participação de um profissional habilitado. E da mesma forma, o IAP poderá verificar, em nosso sistema, dados como a regularidade de registros, emissão de ART, responsável técnico ambiental”, exemplifica a Engenheira.

PARCERIA ENTRE APROGEO E IAP

Recentemente, o IAP firmou convênio também com a APROGEO-PR (Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado do Paraná). Neste caso, a Associação será uma parceira concedente de conhecimento e técnica para os profissionais do IAP que necessitam de formação específica para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis no Instituto.

Conforme o Presidente da APROGEO-PR, Geógrafo Jorge Campelo, o convênio une a expertise dos profissionais da Geografia com a demanda de profissionalização do IAP. "Os geógrafos, a partir de seus trabalhos cotidianos, têm a obrigação de estar constantemente em processo de reciclagem, adaptando-se a novas tecnologias e implementando-as no dia a dia para otimizar o trabalho. Por outro lado, algumas regionais do IAP contam com tecnologias que são subaproveitadas por falta de profissionalização, e nosso objetivo é auxiliar nessa capacitação”, afirma o Geógrafo.

Algumas das demandas que já estão andamento, por exemplo, são o treinamento de profissionais do IAP para utilização de drones e o desenvolvimento de metodologias para criar uma normatização de fiscalizações com o uso de tecnologias, de forma que atendam padrões legais.

 

COMENTÁRIOS