Corpo de Bombeiros do Paraná renova equipe em missão no Rio Grande do Sul
Contingente em ação na Operação Vale do Taquari passa a ser de 23 bombeiros paranaenses e três cães
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) terá uma equipe renovada para mais uma semana de atuação no Rio Grande do Sul, onde vem realizando ações de busca, salvamento e ajuda humanitária desde 6 de setembro. Para manter os trabalhos em andamento, na manhã desse domingo (17 de setembro) novos profissionais foram enviados para substituir aqueles que estavam no local.]
Com a movimentação, o contingente em ação na Operação Vale do Taquari passa a ser de 23 bombeiros paranaenses e três cães. Na última semana, a força-tarefa enviada pelo Estado, que era composta por 63 bombeiros e três cães, encontrou os corpos de duas vítimas da tragédia – as duas únicas localizadas nesse período.
“Foram enviados profissionais altamente qualificados, que trabalharam debaixo de chuva, calor, frio, lama, desde cedo até a noite, com muita motivação”, diz o major Gabriel Greinert, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e da missão em solo gaúcho, em mensagem agradecendo as unidades operacionais envolvidas na força-tarefa.
O posto de comando da operação paranaense foi estabelecido na cidade de Colinas, no Vale do Taquari, região duramente castigada pelo ciclone extratropical que causou ventos fortes e enchentes, em especial pela cheia do Rio Taquari. Mais de 100 cidades foram afetadas pelo fenômeno climático.
“A gente trabalha com a informação de nove desaparecidos. A área em que estamos é onde grande parte dos escombros que desceram rio abaixo, das cidades de Roca Sales, Muçum e Encantado vieram parar. Foi onde localizamos o corpo na segunda-feira passada”, explica o major.
“São entulhos muito grandes, de 10 metros, tem casa inteira encostada, muita geladeira. É um trabalho minucioso com máquinas, para retirar esses materiais que se acumularam após serem carregados pelas enxurradas, para então utilizar os cachorros”, complementa.
Segundo o comandante da missão, as próximas semanas vão demandar muita paciência e trabalho incessante na busca pelas nove pessoas desaparecidas. “Entramos em uma fase muito técnica, muito lenta. Isso é normal, aconteceu em Brumadinho e no Rio de Janeiro, por exemplo”, afirma. “A área de busca aqui no Rio Grande do Sul é gigantesca. São 60 quilômetros lineares. Tudo vai ter que ser vistoriado, investigado. Uma operação longa e demorada”.
Por conta disso, o CBMPR tem sido um importante ponto de apoio para os bombeiros gaúchos. A equipe da Operação Vale do Taquari tem feito a verificação dos locais, em meio a metros de entulhos, com uso de maquinário pesado, e feito apontamentos para que os coirmãos possam concentrar esforços nos pontos em que haja mais possibilidade de encontrar vítimas.
Esse esforço dos profissionais do Paraná não foi ignorado pelos moradores, que têm dado grande contribuição com informações aos bombeiros. Uma troca positiva em prol do sucesso da missão.
“A população está muito receptiva. A região foi muito destruída, então eles estão precisando desse apoio. Temos conversado com a população, escutamos as sugestões que eles dão. Na verdade, estamos integrados. É como se a gente fosse local aqui”, observa o major.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
MELHORIAPrefeito Celso Góes recebe servidores da saúde para apresentação e discussão de projeto na área da oncologia
Após a apresentação, o projeto entrará em análise para a captação de recursos
22/09/2023 17h22 -
DESTAQUEJogos intercâmbio de futebol de campo será neste sábado (23) em Guarapuava
Mais de 300 crianças farão parte das disputas
22/09/2023 17h00 -
FICA COMO ESTÁMinistério de Minas e Energia descarta horário de verão
O adiantamento dos relógios em uma hora era justificado pela necessidade de redução de consumo de energia elétrica
22/09/2023 16h09 -
PRATICIDADEMuseu Visconde de Guarapuava terá programação com Feira do Produtor neste sábado (23)
Será possível encontrar verduras, frutas, flores, pães, massas, doces e artesanatos da agricultura familiar
22/09/2023 15h21 -
AJUDE A MELHORARSecretaria de Trânsito realiza pesquisa de satisfação para usuários do transporte coletivo de Guarapuava. Veja como participar
Questionário irá auxiliar a entender melhor como o serviço está atendendo às necessidades e expectativas da população
22/09/2023 14h50 -
BORA CONFERIRReceita abre consulta ao 5º lote de restituição do Imposto de Renda
Entre março e setembro foram recebidas 43.481.995 declarações de renda
22/09/2023 14h21