Convênio com universidade alemã fortalece internacionalização na Unicentro
Novos projetos nas áreas de Engenharia Florestal e Turismo foram firmados com Universidade de Rottenburg
A Unicentro recebeu, no câmpus Irati, as professoras Anja Hoh e Monika Bachinger, da Universidade de Ciências Florestais Aplicadas de Rottenburg, da Alemanha. O motivo da visita foi fortalecer e expandir uma parceria entre as universidades que começou em 2010, através do Projeto Imbituvão, com foco na área de manejo e preservação florestal. O professor Afonso Figueiredo Filho, que é coordenador do projeto, explica que a atual visita faz parte de outra atividade desenvolvida em colaboração, que oportuniza o intercâmbio entre professores de ambas universidades. “Essa visita, especificamente, é uma consequência de um projeto liderado por um professor de Rottenburg, Arthur Petkau. Esse projeto visa reuniões com professores da Unicentro, professores de Rottenburg, num sentido de discutir ideias novas para projetos que poderiam ser desenvolvidos aqui no Brasil”.
Uma das ideias discutidas foi a expansão das pesquisas científicas desenvolvidas em conjunto por pesquisadores das duas instituições, como enfatiza a professora Monika. “Unicentro e HFR [Universidade de Rottenburg] são duas universidades que vêm colaborando há muitos anos, principalmente no campo das Ciências Florestais. Agora, nós tentamos expandir a colaboração para outros campos de pesquisa, por exemplo, o campo do Turismo e de Marketing de Produtos Regionais”. Pela primeira vez no Brasil, as professoras também aproveitaram a ocasião para conhecer áreas de manejo florestal da região de Irati.
Para a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Lemke, o convênio entre universidades reforça a necessidade de dedicação a uma língua estrangeira durante a graduação. “Por meio da aprendizagem de línguas, as portas se abrem. Falar de cooperação internacional é falar, também, da aprendizagem de línguas. Por isso, é muito importante que os estudantes, professores, todos àqueles interessados em participar de intercâmbios e de cooperação internacional, estejam inseridos na aprendizagem de uma língua estrangeira”, enfatiza Cibele.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OLHO NO PRAZOInscrições para exame de jovens e adultos (Encceja) terminam nesta sexta (02)
Prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado
02/06/2023 12h07 -
DESTAQUESecretaria de Turismo e Eventos de Guarapuava participa da abertura do 18° Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu
Esta é a terceira vez que Guarapuava participa do evento
02/06/2023 11h35 -
DELÍCIAS DA REGIÃO!Queijos produzidos na região de Guarapuava estão entre os melhores do Paraná
Confira a premiação completa na matéria
02/06/2023 11h20 -
O AMOR ESTÁ NO AR!Edição de Dia dos Namorados da Feira da Rua XV em Guarapuava tem diversas opções de presentes para a data
Feira conta com a participação de artesãos, que investem tempo e dedicação na criação de suas peças
02/06/2023 10h50 -
NO BOLSO27,5% dos veículos estão com o IPVA 2023 atrasado no Paraná
Inadimplência resulta em R$ 1,42 bilhão não recolhidos aos cofres públicos
02/06/2023 10h10 -
CONSCIENTIZAÇÃOChá das Mulheres promove conscientização e cuidado da saúde feminina em Guarapuava
Evento levou dicas de prevenção de câncer de mama e colo de útero à comunidade do bairro Santana
02/06/2023 09h26